Está escrito no blog para desenvolvedores, da divisão de Windows e Windows Live da Micrsosoft a promessa de que o novo sistema operacional da marca, o Windows 8, irá funcionar em computadores e tablets, e mais, sua abertura não passará dos 10 segundos, ou seja, seu boot; o processo todo de inicialização do sistema operacional que acontece toda vez em que o computador é ligado.

De acordo com Steven Sinofsky, presidente da divisão de Windows, falou no blog oficial da empresa que; "Nós criamos o Windows 8 para que o usuário não precise fazer boot tão frequentemente, mas quando for necessário, o boot deve ser o mais rápido possível".

A empresa fez um estudo, onde indicou que 57% dos usuários de desktops com Windows desligam o computador em vez de deixá-lo em estado de hibernação, o mesmo acontecendo com 45% dos usuários de notebooks.

O novo sistema operacional da Microsoft funcionará diferente do seu antigo sistema, o Windows seven, na nova versão, o sistema não desligará a base do Windows, mas a manterá em estado de hibernação; com isso, o sistema irá somente realizar a inicialização da sessão do usuário, o processo todo não levará mais do que 8 segundos.

No blog da Microsoft para desenvolvedores, tem um vídeo que mostra a rapidez do novo sistema, desde o momento que é pressionado o botão liga/desliga de um notebook da HP até o momento em que a área de trabalho aparece, todo esse processo levou cerca de 5 segundos.