Em março aconteceu o tão esperado lançamento do Internet Explorer 9, da Microsoft; como também do Firefox 4, da Mozilla. Estes novos lançamentos criaram uma imensa expectativa de aumento de popularidade dos navegadores, porém, não foi o que aconteceu. Conforme pesquisas da Net Applications os lançamentos da Microsoft e Mozilla não conseguiram superar a queda dos seus navegadores.

De acordo com as pesquisas, o IE caiu 0,8 pontos entre março e abril deste ano, somando 55,1% de participação. O Firefox, por sua vez, perdeu 0,2 pontos, assim, com 21,6% do total.

gráfico browsers

Imagem: Tecnoblog

Logo após o lançamento dos navegadores, as empresas estavam divulgando os elevados números de downloads, porém, não foi o bastante para alavancar a sua participação no mercado de navegadores.

Quem está feliz com a situação é a concorrência. O Safari, da Apple teve alta de 0,5, somando 7,2% da participação, obtendo um grande destaque, pois foi quem mais registrou crescimento nesse setor. O Chrome da Google também registrou aumento, acréscimo de 0,4 pontos, somando 11,9% de preferência. Quem manteve-se estabilizado no mercado é o Opera, continua com 2,1% de presença no mercado.

 

UPDATE:

Aqui no Oficina da Net o Internet Explorer 6 - teve nos últimos trinta dias a participação de 5,17% - o que nos deixa muito contentes em saber que este navegador esta definitivamente "morrendo".