A TIM deu um passo importante na corrida pela melhor banda larga do Brasil. Segundo o ranking trimestral do Minha Conexão, a operadora registrou um avanço de 10,92% na velocidade média de internet residencial, chegando a 194,24 Mbps entre o período equivalente ao segundo trimestre do ano, ou sseja, entre abril e junho de 2025. Apesar da melhora, o desempenho ainda está abaixo da média nacional e das líderes Vivo e Claro.
Vivo e Claro ainda lideram no Brasil
No mesmo período, a velocidade média de internet no Brasil foi de 244,46 Mbps. Apenas a Vivo superou essa marca, com uma média de 247,83 Mbps, o que a coloca no topo do ranking nacional pelo quinto trimestre seguido. Já a TIM, mesmo com o crescimento contínuo, segue em terceiro lugar entre as grandes operadoras.
A Claro também se destacou, especialmente em nível regional. A empresa foi líder em velocidade de internet fixa em 14 estados, mais que o dobro do desempenho do trimestre anterior, quando ocupava o primeiro lugar em seis. O melhor resultado da Claro foi no Distrito Federal, com impressionantes 260,94 Mbps.
O Ranking Minha Conexão é atualizado a cada trimestre e leva em conta apenas operadoras e cidades com pelo menos 30 testes de velocidade no período. Na edição mais recente, divulgada em 14 de julho de 2025, foram analisados mais de 2,5 milhões de testes realizados por usuários de internet residencial no Brasil.
O levantamento completo está disponível no site oficial do Minha Conexão, ferramenta mantida pelo MelhorPlano.net, plataforma especializada na comparação de planos de internet e telefonia no país. A ferramenta gratuita está disponível para web e mobile e permite que qualquer pessoa teste sua conexão e veja a qualidade do serviço contratado.