Agora que iniciamos o segundo trimestre, o AnTuTu, plataforma de benchmark, publicou dados importantes sobre o mercado global de smartphones durante os três primeiros meses do ano, revelando quais foram as preferências das pessoas que usam o aplicativo.

Vale lembrar que houve mudanças significativas devido ao surto de coronavírus com relação aos números anteriores. Abaixo você confere os dados referentes à cada categoria.

Tamanho da tela

Gráfico sobre o tamanho da tela

Olhando o gráfico de distribuição, podemos notar que os aparelhos com display de 6,4", 6,3" e 6,5" juntos representam 47,7%, quase metade de todos os dispositivos.

Portanto, fica bem claro que uma tela maior se tornou extremamente popular entre os consumidores, algo natural se levarmos em consideração que a maioria das fabricantes deixaram de anunciar smartphones com tela menor.

Resolução da tela

Gráfico sobre a resolução da tela

Em termos de resolução, 1080p ainda lidera como a mais usada, somando uma participação de 38,1%. Isso indica um aumento de 0,2% com relação ao quatro trimestre de 2019. Por outro lado, smartphones com resolução 720p agora representam apenas 8,1%.

Marca da CPU

Gráfico sobre a marca da CPU

O mercado ainda continua dividido entre Qualcomm, Samsung, Huawei e MediaTek, mas é a primeira que lidera de forma absoluta, somando 56% de participação, um valor tão expressivo que consegue ser maior que a soma total das três concorrentes.

Ainda assim, a participação da Qualcomm no primeiro trimestre caiu 3,3% com relação ao trimestre anterior. Os números da Samsung e da Huawei são basicamente os mesmos, com a MediaTek vendo um crescimento de 2,8% no período analisado.

Números de núcleos da CPU

Gráfico sobre o número de núcleos da CPU

A maioria dos smartphones recém-lançados, independentemente de sua categoria ou marca, chegam ao mercado com processador octa-core. Portanto, de acordo com as estatísticas do AnTuTu, aparelhos com oito núcleos representam 92,5%, enquanto que os quad-cores somam apenas 6,5%.

RAM

Gráfico sobre a quantidade de RAM

Aparelhos com 6GB de RAM lideram o mercado, registrando uma participação de 33,2%, enquanto que aqueles com 4GB somam 30,6%. Ainda assim, os números caíram 2,2% e 1,7% com relação ao último trimestre, respectivamente. Por outro lado, a proporção de 8GB cresceu 1,2%, podendo ser encontrada em 14,5% dos smartphones.

Armazenamento

Gráfico sobre a quantidade de armazenamento

Quando falamos em armazenamento, a maioria dos dispositivos ainda trazem 64GB, entregando uma participação de 35,9%. No entanto, esse valor sofreu uma redução de 2,5% com relação ao último trimestre de 2019, enquanto a proporção de 128GB aumentou 0,4%.

Levando em consideração que os smartphones atuais gravam em alta resolução, com arquivos que ocupam bastante espaço no armazenamento, é bastante provável que 64GB aos poucos se torne menos comum, com 128GB se tornando o novo padrão do mercado.