A ANATEL publicou seu "Plano Estratégico 2023-27", elencando propósitos, valores, missão e visão para as telecomunicações no Brasil para os próximos anos. De acordo com o documento, o objetivo principal de 2023 a 2027, segundo o órgão regulador, é "conectar o Brasil para melhorar a vida de seus cidadãos", onde para isso é necessário ter como valor a inovação, segurança regulatória, foco em resultados e efetividade, além de uma construção participativa.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), sua missão a partir do ano que vem será "promover o desenvolvimento da conectividade e da digitalização do Brasil em benefício da sociedade" e para isso, ela tem de "ser uma instituição ativa na transformação digital no país, promovendo mercados dinâmicos com serviços de qualidade". Dentre os objetivos elencados para obter o sucesso no que foi descrito, está o de "aumentar a velocidade média contratada na banda larga fixa de 186,3 Mbps para 1 Gbps até o ano de 2027.

O que será feito para atingir a média de 1 Gbps na banda larga fixa no Brasil?

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) quer que a banda larga fixa tenha velocidade média de 1 Gbps no Brasil até 2027. Fonte: Vitor Valeri
Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) quer que a banda larga fixa tenha velocidade média de 1 Gbps no Brasil até 2027. Fonte: Vitor Valeri

Para obter uma média de velocidade de 1 Gbps na banda larga fixa de internet no Brasil, a ANATEL elencou algumas metas. São elas:

  • Expandir a conectividade de backhaul de fibra óptica de 83,97% para 100% dos municípios brasileiros até 2027.
  • Expandir a conectividade de backhaul de fibra óptica de 13,63% para 50% das localidades com mais de 600 habitantes até 2027.
  • Impulsionar o cumprimento de excelência da velocidade contratada de 78,28% para 87% até 2027.
  • Elevar o nível de satisfação geral dos consumidores de Banda Larga Fixa de 6,9 para 7,5 até 2027.