O Wi-Fi 7 é uma versão aprimorada do Wi-Fi 6E que conta com alguns recursos a mais, além de uma capacidade maior de transmissão de dados. De forma bem resumida, o mais novo padrão de transmissão de internet sem fio é capaz de transmitir uma densidade de informações maior com uma latência menor, além de proporcionar uma distribuição mais eficiente de pacotes de dados.

Vale a pena migrar do Wi-Fi 6E para o Wi-Fi 7?

O Wi-Fi 6E, conhecido como a versão "estendida" (daí o E) do Wi-Fi 6, tem como principal vantagem a utilização da banda de 6 GHz. O Wi-Fi 7 representa os esforços para que todo o potencial dos canais de 6 GHz venha à tona.

Embora o Wi-Fi 7 tenha mantido algumas características do Wi-Fi 6E como, por exemplo, o OFDMA e o TWT, além da banda tripla (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz), os recursos e aprimoramentos oferecidos por este novo padrão de transmissão irá elevar a performance da rede de internet a um novo patamar. Através das tecnologias Multi-unidades de recursos (RU), punção, MLO (Multi-link Operation) e da adição dos canais de 320 MHz com modulação QAM 4K, o Wi-Fi 7 será capaz de transmitir (teoricamente) até 36 Gbps enquanto o Wi-Fi 6E suporta somente 9,6 GHz.

O que representa os novos recursos e aprimoramentos do Wi-Fi 7?

Através de seus novos recursos e aprimoramentos, o Wi-Fi 7 é capaz de prover uma transmissão maior de dados em menos tempo e com uma distribuição de dados melhor entre os canais disponíveis. Veja a seguir quais são os recursos que permitem isso e como eles funcionam.

Canais de 320 MHz e QAM 4K

Embora o Wi-Fi 6E possua maior número de canais de 160 MHz, permitindo a transmissão de pacotes maiores de dados, o Wi-Fi 7 possui também os canais de 320 MHz. Com isso, é possível transportar uma quantidade de informações consideravelmente maior do que a suportada pelos canais de 160 MHz.

Além dos canais de 320 MHz, o Wi-Fi 7 permite uma modulação ainda mais avançada chamada QAM 4K. Isso permite que se obtenha uma densidade de dados maior, proporcionando um rendimento e uma capacidade melhor quando comparado aos padrões Wi-Fi anteriores, que utilizam a modulação QAM 1K. Caso não saiba, QAM significa "modulação de amplitude de quadratura" e é uma tecnologia utilizada em sistemas que necessitam de uma alta taxa de transferência de informação.

Funcionamento dos canais de 320 MHz e da modulação QAM 4K no Wi-Fi 7. Fonte: Intel
Funcionamento dos canais de 320 MHz e da modulação QAM 4K no Wi-Fi 7. Fonte: Intel

MLO (Multi-link Operation)

A tecnologia MLO (Multi-Link Operation) permite a conexão simultânea de duas bandas ao mesmo tempo, permitindo que o usuário atinja velocidades mais altas. Ao mesmo tempo, esse recurso proporciona uma confiabilidade maior na transmissão, além de uma latência consideravelmente menor.

Funcionamento da tecnologia MLO (Multi-Link Operation) no Wi-Fi 7. Fonte: Intel
Funcionamento da tecnologia MLO (Multi-Link Operation) no Wi-Fi 7. Fonte: Intel

Multi-RU e punção

O recurso Multi-RU ou Multi-unidades de recursos em conjunto com a funcionalidade de "punção", permite a utilização de o canal grande como, por exemplo, o de 160 MHz como vários canais pequenos. Desta forma, você pode utilizar um único canal de 160 MHz como vários canais de 40 MHz e 80 MHz, por exemplo.

Com o uso da funcionalidade "punção" (punctur), é possível aproveitar de forma mais eficiente o uso de canais, mesmo no caso dos de 20 MHz.

Funcionamento do recurso Multi-RU ou Multi-unidades e da funcionalidade punção (punctur) no Wi-Fi 7. Fonte: Intel
Funcionamento do recurso Multi-RU ou Multi-unidades e da funcionalidade "punção" (punctur) no Wi-Fi 7. Fonte: Intel

Lançamento e disponibilidade

O padrão de internet Wi-Fi 7 está previsto para estar presente em dispositivos compatíveis no ano de 2024, segundo a Intel. No momento, já temos empresas como TP-Link, Qualcomm, Intel e MediaTek trabalhando em chips para utilizar em chipsets e placas-mãe de diversos dispositivos como notebooks, desktops, smartphones, tablets, roteadores Wi-Fi, entre outros.

É provável que ainda demore um ano a mais do estipulado para que haja a popularização do Wi-Fi 7 tanto em termos de transmissão (roteadores e Acess Points) quanto em termos de recepção (dispositivos clientes como celulares e notebooks).