Buscando melhorar o gerenciamento de sua lista de contatos, o Instagram agora está separando as contas que você segue em duas categorias distintas.

São grupos genéricos, separados da seguinte maneira, primeiro você tem as contas com as quais você não interagiu ou interagiu muito pouco em um intervalo de 90 dias, o Instagram entende como interação suas curtidas e reações aos stories.

Todos nós provavelmente seguimos algumas pessoas que curtimos, admiramos ou que nos mantém informados sobre algum assunto específico, geralmente quando isso acontece curtimos as postagens e stories. Por outro lado, podemos seguir contas nas quais estamos interessados, mas não interagimos.

O Instagram determinou esse intervalo de 90 dias de "não interação" para indicar para você que talvez aquela conta não seja mais do seu interesse.

O segundo grupo são as contas que mais aparecem no seu feed. Geralmente, essas são as que o Instagram pensa que mais lhe interessem. No entanto, essa lista também pode conter contas que fazem muitas publicações.

De qualquer forma, ao categorizar contas diferentes, o Instagram facilita a limpeza do seu feed. Isso é muito importante pois as vezes seguimos contas que estão envolvidas em algum tipo de campanha ou sorteio, mas depois de determinada data para de fazer sentido.

Além disso o Instagram oferece há algum tempo novas maneiras de listar as contas que você está seguindo. Você pode manter a configuração padrão ou classificar de acordo com a data em que começou a seguir uma conta.

Recurso já existente também facilita na hora de fazer a verificação das contas que são relevantes ou não.
Recurso já existente também facilita na hora de fazer a verificação das contas que são relevantes ou não.

Isso, novamente, é útil se você quiser reduzir o número de pessoas que está seguindo. Você pode deixar de seguir ou silenciar facilmente as contas que seguiu há muito tempo, mas que perderam o interesse desde então.

Da mesma forma, você pode conferir as contas que você começou a seguir recentemente e verificar se elas realmente são relevantes para você.

Gastamos muito mais tempo no aplicativo agora do que antes, então é saudável fazer esse tipo de manutenção. Principalmente para se livrar daquelas contas que te seguem, curtem 9 fotos suas (objetivando conseguir sua atenção recíproca) e dois dias depois deixam de te seguir (os famosos robôs).

A adoção destes recursos demonstra um esforço do Instagram para garantir que seu feed e stories mostrem apenas as contas que você deseja realmente acompanhar.

Com isso você não fica sobrecarregado por contas com as quais não se importam mais. Assim você fica com um feed preenchido apenas com contas em que realmente interessam.

Infelizmente a limpeza segue mostrando um número pequeno de perfis que você segue, isso pode estar relacionado a identificação de ações em massa, que geralmente o Instagram identifica e bloqueia por segundos, minutos e até mesmo horas.

Então quando for fazer uma limpeza na lista de quem você segue ou de seus seguidores, faça com certa paciência, pois a sua conta pode ficar momentaneamente bloqueada.

Recurso divide quem você segue em duas categorias para facilitar a limpeza de seu feed
Recurso divide quem você segue em duas categorias para facilitar a limpeza de seu feed

Para ver os novos recursos, basta acessar o aplicativo, navegar para o seu perfil e selecionar "Seguindo".