Na tentativa de combater a desinformação espalhada por fotos e vídeos, o Instagram está adicionando um aviso de "Informações falsas" à plataforma.

Usando uma combinação de relatórios e automação do usuário, o conteúdo suspeito será enviado a verificadores independentes para revisão e sinalizado como "falso" se for o caso.

Segundo o Instagram, o conteúdo será sinalizado como potencialmente falso por "uma combinação de comentários de nossa comunidade e tecnologia". Então, se verificadores independentes de terceiros identificarem que o conteúdo é realmente falso, três coisas acontecem:

  1. A foto ou o vídeo é removido das páginas Explorar e Hashtag para "reduzir sua distribuição"
  2. A foto terá o rótulo de "Informações falsas" em uma sobreposição que nem permite que você veja a foto ou o vídeo.
  3. Qualquer pessoa que tentar postar a mesma foto receberá um aviso de que está prestes a compartilhar informações falsas.

Mas parece que agora, o recurso está ocultando todas as fotos que sofreram algum tipo de edição, seja uma sobreposição ou mudança de cor, sinalizando-as como "informações falsas".

Isso pode afetar todos que usam o Instagram para exibir seu portfólio criativo, obras digitais e composições de imagens.

Um fotógrafo de San Francisco, Toby Harriman, recentemente identificou navegando por seu feed principal, uma imagem da Mix Society, oculta e sinalizada como "informação falsa".

Ao visitar o perfil em questão viu que a imagem se tratava de uma arte digital: uma foto de um homem parado nas montanhas cor de arco-íris, publicado pela MIX Society.

Atualmente a foto já voltou a ser exibida, mas antes era sinalizada como "informação falsa".

Imagem sinalizada como falsa é uma arte digital
Imagem sinalizada como falsa é uma arte digital

Ao olhar diretamente o perfil da MIX Society, a foto estava visível entre outras. Mas bastava tocar na foto a informação de "informação falsa" aparecia sobre a foto ocultando seu conteúdo.

A questão aqui é até onde o recurso de verificação vai, visto que o que você acabou de ver pode acontecer com qualquer usuário do Instagram que faça modificações em fotos reais, mudar a cor dos olhos de uma pessoa, alterar uma cena que registre um lago ou piscina e sua cor seja alterada, qualquer modificação pode ser identificada como "imagem falsa".

A presença da ferramenta é importante, mas quando a mesma pode ocultar das páginas Explorar e Hashtag imagens reais que passaram por modificações artísticas, pode causar certa frustração dos criadores de conteúdo.

Toby Harriman notou que a única diferença no perfil utilizado como exemplo é que as outras imagens têm uma hashtag #conceptart, é claro que elas foram photoshopadas ou há um crédito claro para o artista e a foto da "montanha do arco-íris" é a única que na ocasião não tinha créditos ou afirmação de que é arte digital através de hashtag.

Portanto, se você estiver fazendo colagens, arte digital ou composições, você pode passar por essa verificação e ter seu conteúdo sinalizado e oculto. Mas tudo indica que se você indicar que o conteúdo foi editado ou montado isso de alguma forma pode te ajudar.