Se você tem dúvidas se uma pessoa te segue de volta no Instagram, ou se deixou de te seguir (ou nunca te seguiu), saiba que você não está sozinho. Muitas vezes um "amigo" (e é ai que nos referimos às Falsianes e Falsianos, ou melhor, falsos amigos) deixa de seguir você, e você nem sabe. No Facebook as coisas são mais fáceis, pois quando alguém tem exclui, imediatamente você vai notar que a pessoa não é mais sua amiga. Porém, no Instagram, a pessoa pode deixar de seguir você, e você continuará seguindo a pessoa e vendo ela no seu feed. 

Se você não segue a pessoa

Além do método manual para ver os seguidores, o Instagram lançou um recurso, aonde você pode ver se a pessoa te segue de volta. Porém, esse recurso só funciona no caso de você não seguir a pessoa, caso contrário, só poderá saber fazendo uma breve pesquisa dentro do perfil do usuário em questão, que mostraremos logo a seguir. Se a mensagem "Seguir de Volta" não aparecer, você já deve imaginar o que acontece, certo? A pessoa não segue você.

Seguir de volta instagram

Se você segue a pessoa

Se você tem o nome de usuário da pessoa que você deseja verificar está seguindo você, basta pesquisar pelo nome de usuário na barra de pesquisa do Instagram. Observe que isso só funcionará se você estiver usando o aplicativo para dispositivos móveis, não através do navegador no desktop.

No topo da página de perfil da pessoa em questão, você deve ver três números. Uma indica quantas postagens do Instagram o usuário tem ("posts"), outra indica quantas pessoas estão seguindo-as ("seguidores"), e outra indica quantas pessoas estão seguindo ("seguindo"). Toque no número de "seguidores", e uma lista das contas públicas que estão seguindo a pessoa será aberta. Nem precisa procurar muito, se a pessoa segue você, você será o primeiro dessa lista.

Instagram seguindo

Você também pode pesquisar pelo seu próprio nome de usuário, na barra de pesquisa do topo. Se a pessoa não seguir você, aparecerá a mensagem "Nenhum usuário encontrado". Independentemente de estar ou não desapontado com o resultado final, pelo menos agora você pode se sentir confortável sabendo se a pessoa segue você ou não. 

Antigamente era mais difícil ver se as pessoas seguiam você de volta no Instagram. Antes de 2017, sua melhor opção era rolar pela lista de pessoas que o usuário em questão seguia, e ter que procurar seu nome em uma imensa lista. 

----

Dica: estamos sorteando em nosso Instagram @oficinadanetoficial uma placa de vídeo GTX 1050, confira aqui e participe de graça, vai que você ganha ein? =D.

----

Aplicativos de terceiros

Existem também algumas alternativas de terceiros para que você confira quem segue você. Veja os 4 aplicativos abaixo.

FollowMeter (Android, iOS)

FollowMeter

Esse aplicativo é ótimo para você manter o controle de quem deixa de seguir você. O processo de configuração é fácil, a interface é simples e o recurso Unfollower é totalmente gratuito, sem brechas. Mas ele irá mostrar quem deixa de seguir você apenas após a instalação e configuração, por isso não é possível ver os antigos não-seguidores.

O painel mostra não seguidores, novos seguidores, contas que você segue que não seguem você de volta e contas que seguem você, mas você não as segue de volta. Toque na guia Unfollowers para obter uma lista completa das pessoas que deixaram de segui-lo no Instagram, com a opção de deixar de seguí-las.

O Followmeter tem recursos premium para encontrar seguidores fantasmas (ou seja, usuários inativos e espreitadores), admiradores principais e outros recursos, mas esta versão é paga (US$ 3,99). Entretanto, a versão gratuita não limita o recurso Unfollower de forma alguma.

Android | iOS (grátis)

Reports+ (Android, iOS)

Reports+ é mais lento que o Followmeter, mas o aplicativo faz questão de mencionar sua segurança. Ele também funciona apenas a partir do momento que você o instala e configura, mas todos os dados são armazenados localmente para mantê-lo seguro.

O aplicativo também é melhor nas notificações de que você perdeu um seguidor, para que você possa fazer login e ver quem deixou de segui-lo. Você pode adicionar várias contas para rastrear seguidores em todas elas.

Assim como o Followmeter, há muitos outros recursos no Reports + na versão paga, mas a checagem de quem deixou de seguir você é totalmente gratuita.

Android | iOS (grátis)

Follow Cop (Android)

Follow Cop

Se você é um usuário Android que está procurando por um aplicativo de acompanhamento de seguidores seriamente elegante, o Follow Cop é uma boa opção. Este aplicativo permite que você veja os usuários que não seguem você de volta, usuários que recentemente deixaram de segui-lo, seguidores fantasmas, quem mais curte suas postagens e muito mais.

Como o app só mostra quem deixou de segui-lo mais recentemente, convém verificar regularmente os seus seguidores. Destes unfollowers, você também poderá ver se os segue ou não.

O aplicativo também permite gerenciar seus seguidores mais facilmente do que no aplicativo Instagram. Você pode conectar até três contas do Instagram de cada vez para usar no aplicativo.

Android

Followers Tracker Pro (iOS)

O Followers Tracker Pro pode ter "pro" em seu nome, mas é gratuito para baixar, embora tenha compras no aplicativo para recursos extras (como alguns outros citados nesta lista). Este aplicativo funciona com uma interface limpa e intuitiva.

Veja os seguidores que você ganhou, seguidores que você perdeu, usuários que não estão seguindo você de volta e quem excluiu curtidas e comentários dos seus posts. Basta tocar na guia Lost Followers para ver uma lista dos seus seguidores perdidos.

Você pode até mesmo verificar seus seguidores "fantasmas", ver quem está postando nas proximidades, acompanhar suas curtidas por foto e muito mais. O aplicativo é atualizado com muita regularidade (várias vezes por mês), o que é um bom sinal, porque é mais provável que ele funcione corretamente, pois se integra ao aplicativo Instagram.

iOS