Você está querendo gravar a sua tela no Windows 10 ou Windows 11 porém não sabe como fazer? Não tem problema, neste tutorial iremos mostrar para vocês dois diferentes métodos de gravar a tela no seu Windows, ambos são extremamente simples e devem funcionar sem muita dificuldade.

Lembre-se de conferir nossos outros tutoriais, temos várias dicas para ajudá-los em tecnologia geral, tanto no seu PC quanto em seu smartphone.

Como gravar a tela no PC sem instalar nada

Só falaremos sobre esse primeiro programa pois ele já vem incluso com todas as versões recentes do Windows. Para começarmos iremos segurar as teclas Windows + G para abrir a Game Bar, onde é possível começar a gravar.

Ao apertar as teclas Windows + G este L:ayout deve se abrir
Ao apertar as teclas Windows + G este L:ayout deve se abrir

Ao apertar as duas teclas um novo "Layout" irá se abrir e você pode iniciar a gravação de um programa ali mesmo. Para iniciar uma gravação basta apertar no botão redondo branco que fica no canto superior esquerdo da tela. Caso queira selecionar o que é gravado basta clicar no ícona da engrenagem na parte superior da tela e ir no menu Capturando. Os vídeos ficam salvos na pasta Vídeos/Capturas em seu Disco Local C.

Clique na engrenagem para abrir as configurações de captura
Clique na engrenagem para abrir as configurações de captura

Essa ferramenta é da Microsoft e vem integrada diretamente no Windows 10, infelizmente este tipo de gravação não permite gravar o Desktop e nem o Explorador de Arquivos, o que nos leva a segunda parte deste tutorial que utiliza outros programas para gravar qualquer coisa que estiver na tela e que também conta com um pouco mais de flexibilização em relação a qualidade e configuração de parametros de vídeo.

Os melhores programas para gravar a tela do PC

Como mencionado antes, infelizmente o Windows 10 não conta com um recurso nativo para a gravação de qualquer tela, e assim teremos que procurar outros programas para fazer este serviço.

Porém o programa que iremos utilizar é encontrado na Microsoft Store e se chama Screen Recorder Pro. Ele é simples e faz exatamente o que queremos: gravar toda a tela (incluindo desktop e explorador de arquivos).

Iniciar -> Microsoft Store
Iniciar -> Microsoft Store

Agora pesquisa na Microsoft Store "Screen Recorder Pro For Win10" e baixe o aplicativo gratuito. Apesar do nome, ele funciona normalmente também no Windows 11.

Screen Recorder Pro For Win10
Screen Recorder Pro For Win10

Depois que você baixá-lo na Microsoft Store e instalar é só iniciar o programa que nós iremos fazer uma simples configuração. Ao iniciar o programa pela primeira vez a caixinha Limit estará marcada, limitando o FPS do vídeo. Basta desmarca-lá e digitar o número 30 no campo ao lado.

Como
Como gravar a tela do PC no Windows 10

Agora basta clicar no botão vermelho que o programa começará a gravar sua tela, os vídeos gravados ficam salvos na pasta Documentos/Captura em seu computador.

Open Broadcast Software (OBS)

Provavelmente o programa mais utilizado para gravar tela e fazer transmissões. É mais complexo que o Screen Recorder Pro, porém possui mais opções de configurações e é, no geral, um programa muito bom. Diversos streamers profissionais juram pelo OBS, e apesar de ser um programa voltado a transmissões, funciona perfeitamente para gravações de tela.

Faça o download no site e instale o programa. Para uma simples gravação de tela, clique em Fontes, Adicionar, Captura de Tela e pronto, você já pode gravar.

Recomendamos que você vá nas opções e mude o formato das gravações para .mp4, o OBS por padrão grava em Matroska (.mkv).

OBS
OBS

Ficou com alguma dúvida ainda? Não tem problema! Pode nos perguntar aí embaixo que iremos responder o mais rápido possível!