A fabricante de periféricos gamer, Razer, anunciou recentemente o primeiro teclado ótico do mundo desenvolvido para notebooks. Não é a primeira vez que a empresa faz movimentos pioneiros no mercado de teclados, em 2016 a companhia lançou o primeiro teclado mecânico de baixo perfil para notebooks. Agora, o modelo a receber a mais recente tecnologia, baseada em lasers é o Razer Blade 15.

O novo teclado desenvolvido pela Razer foi desenvolvido com foco em jogadores que necessitam de uma resposta quase instantânea a seus toques e feedback tátil. Através de lasers, o sistema do teclado consegue detectar quando é pressionado a tecla, proporcionando dessa forma uma alta precisão e velocidade de resposta comparado aos teclados convencionais.

O resultado da tecnologia implementada é um ponto de atuação de somente 1mm a 55g de força de atuação com deslocamento 50% maior, ou seja, é possível dar mais comandos em menos tempo nos momentos necessários.

Sistema de tecla otica da Razer. Fonte: Razer
Sistema de tecla otica da Razer. Fonte: Razer

Além de possuir um tempo de resposta extremamente rápido, o novo projeto de teclado para laptops da Razer possui um clique tátil mecânico, que ajuda ao usuário reconhecer quando foi ou não apertada determinada tecla. O teclado do Razer Blade 15 também conta com o N-Key Rollover (NKRO) com anti-ghosting, ou seja, as teclas apresentam rejeição zero garantindo que apenas um toque seja registrado.

Cada uma das teclas possui iluminação individual feita pelo Razer Chroma RGB, que oferece 16,8 milhões de cores para se escolher.

No momento, a nova tecnologia de teclado desenvolvido pela Razer está presente somente no notebook Razer Blade 15 Advanced, que custa aproximadamente US$2649. Sua disponibilidade está restrita, por enquanto, para vendedores nos EUA, Canada e China, mas em breve chegará à Australia, Hong Kong e Cingapura.

Fonte: techpowerup