USB 3.2 promete velocidade de transferência de até 20 Gbps

Aparelhos aptos para receber a nova tecnologia deverão ser disponibilizados somente em 2019.

Por | @oficinadanet Hardware

Na última terça-feira (25), o padrão USB recebeu uma atualização que traz novas capacidades para o formato de conectividade, nos termos que se referem à velocidade de transferência.

A última atualização do padrão foi a versão 3.1, que é responsável por dar origem ao conector do tipo USB-C, que acabou agradando o público pela sua versatilidade e reversibilidade. Já a versão 3.2 deverá continuar apostando no formato tipo C, porém, com as vantagens do novo padrão.

USB 3.2 velocidade de até 20 GbpsUSB 3.2 velocidade de até 20 Gbps

De acordo com o USB 3.0 promoter Group, associação que inclui gigantes do mundo tecnológico, como a Apple, Microsoft, Intel, HP e outras empresas do ramo, diz que a ideia do novo padrão é introduzir a “operação multipistas”, que irá permitir alcançar velocidades de até 20 gigabits por segundo na transferência de dados.

O novo USB, para atingir esse patamar, contará com duas pistas de transferência de dados, cada uma delas com 10 gigabits por segundo.

Infelizmente, ainda irá demorar um pouco para que seja possível usufruir da nova tecnologia. O anúncio do padrão 3.2 foi feito, agora, porém, espera-se que o desenvolvimento esteja finalizado até o final deste ano. Após isso, ainda terá ao menos um ano para que os primeiros produtos comecem a sair com o suporte à tecnologia, deste modo, a ideia é que comecem a chegar somente em 2019.

Mais sobre: hardware USB conexões
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo