Um dos gêneros mais populares de games, os jogos Shooter se baseiam principalmente em armas de fogo, sendo em primeira pessoa (First Person Shooter/ FPS) ou mesmo em terceira pessoa. A jogabilidade geralmente é frenética, simulando guerras e conflitos armados, com muita informação na tela e requerendo precisão dos players ao atirar. Dentre esses games, separamos uma lista de 5 jogos shooter que estão no topo de qualidade em 2020 e que valem muito a pena jogar se o estilo lhe agrada. Vale ressaltar também que não se trata de um ranking, mas sim de uma lista de recomendações variadas em temática e estilo para que você possa escolher qual mais lhe agrada, confira:

Call of Duty: Modern Warfare

Uma das maiores franquias shooter que existe, Call of Duty varia sua temática constantemente, desde cenários históricos da Segunda Guerra Mundial (Call of Duty: WWII) até mesmo à temática espacial em Infinite Warfare. Mas é em Modern Warfare que a série ganha.

Call of Duty: Modern Warfare possui modos bem robustos no single player (solo) e também no multiplayer, deixando de lado elementos mais supérfluos e ainda assim trazendo muitas coisas legais. Modern Warfare é completo, possui special ops, campanha single player, modos multiplayer com até 150 jogadores em uma arena Battle Royale e recebe constantes atualizações e novo conteúdo. Sendo uma espécie de ramake leve da série Modern Warfare antiga, a nova versão lançada no final de 2019 retoma toda a essência da franquia e com todo o suporte, tecnologia e conectividade disponível hoje em dia. É um grande coringa dos jogos de tiro atuais, quem gosta de FPS certamente gostaria de CoD: Modern Warfare.

Counter Strike: Global Offensive

O famoso CS: GO da Valve é um dos games shooter mais em destaque na atualidade com um cenário competitivo forte e em crescimento. Desde seu lançamento em 2012, CS: GO permanece firme e forte na atualidade, disputando com grandes títulos mais modernos. A sua idade pode ser vista claramente, principalmente no quesito visual e gráfico, porém a comunidade fiel do game o transforma no FPS multiplayer mais jogado e no game mais jogado da Steam.

Nenhum outro shooter possui tamanha comunidade como CS: GO, e, portanto, tampouco possui tamanha força para criar um cenário competitivo. Global Offensive é perfeito para aqueles que realmente gostam de uma competição e que verdadeiramente se dedicam a um game.

CS: GO é o único game free-to-play dessa lista, mas conta com compras dentro do jogo.

Escape from Tarakov

Fora dos grandes e mais famosos títulos encontramos Escape from Terakov, que está aqui na lista pela sua anormal e impressionante atenção aos detalhes. Pode ser talvez o game shooter MMO mais realista, principalmente ao se tratar de armas. Existem 60 armas no game e cada uma delas pode ser modificada, desmontada e remontada. Você pode trocar absolutamente qualquer componente de cada arma até que ela se torne algo completamente diferente da original.

A pegadinha está justamente no realismo. Existem infinidades de erros e mal funcionamento que podem acontecer nas armas, então novos jogadores sofrem bastante até entender com maior complexidade o funcionamento de armas de fogo. Outro aspecto importante é que a customização gigantesca presente em Escape from Terakov também faz com que você crie um laço com suas armas somente para perder elas ao morrer. Mortes acarretam em loot para os inimigos, do mesmo jeito que sua arma customizada ao longo de muito tempo pode cair em mãos inimigas, as armas coletadas também já foram de alguém que também investiu horas nelas.

Ao mesmo tempo que o game pode ser intimidador para novos jogadores, essa mecânica impiedosa é também o melhor do game. Ao passo que você pode perder tudo em uma batalha, você também pode entrar nela com apenas uma pistola e ter a astúcia e sorte e sair dela com os melhores equipamentos do game. A sua habilidade e estratégia vale muito mais do que recursos, dinheiro e poder dentro desse jogo. Existem elementos PvP e PvE, multiplayer, economia gerenciada por players e mapas gigantescos para batalhar. O jogo ainda está em desenvolvimento, mas conta com uma versão alpha disponível para compra.

  • Data de lançamento inicial: 27 de julho de 2017
  • Desenvolvedor: Battlestate Games
  • Plataformas: Mac OS Classic, Microsoft Windows
  • Link oficial para compra: https://www.escapefromtarkov.com/

OVERWATCH

Um game muito hypado, muito jogado e ainda muito relevante. Overwatch possui similaridades à Team Fortress 2, League of Legends e muitos outros jogos, fazendo dele um Shooter mesclado e um tanto quanto único. Se trata de um jogo que valoriza muito o trabalho em equipe e combinações de personagens, habilidades e estratégias.

Não é um jogo simplório e tampouco importa quantas kills e mortes você teve. O importante é o objetivo e como cada player utiliza a estratégia e os personagens escolhidos para se apoiarem e atingirem o objetivo da partida.

Durante seu lançamento, Overwatch não atingiu as expectativas altíssimas que foram criadas e foi julgado como um game um tanto quanto "pobre", sem tantos recursos e conteúdo. Bom, isso mudou com o tempo, novos personagens foram adicionados, sua mecânica se tornou mais completa e complexa e hoje possui até mesmo um potencial competitivo. O game também não é abandonado, ele recebe muitos updates, manutenção e possui uma boa base de players. Certamente é um FPS bem diferenciado em comparação aos clássicos shooters.

  • Data de lançamento inicial: 27 de outubro de 2015
  • Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows
  • Desenvolvedora: Blizzard Entertainment
  • Link oficial para compra: https://playoverwatch.com/pt-br/

Doom e Doom Eternal

Falando em clássicos, Doom é uma das séries mais icônicas shooter, repletas de sangue, monstros e muita ação. A recriação da série em 2016 agradou seus fãs e atingiu novos players, rendendo uma sequência lançada recentemente em março de 2020, o Doom Eternal. Se trata de um reboot excelente, com gráficos e jogabilidade atualizados enquanto mantém a essência original da série.

Enquanto o jogo de maneira geral é um ótimo FPS com características únicas, o que faz ele entrar nessa lista é uma mecânica diferenciada e sensacional de finalizações. As Glory Kills são movimentos finalizadores que forçam os players a não apenas atirar, mas a chegar perto, lutar corpo a corpo com monstros e os finalizar de maneiras variadas e fluidas dentro de um combate épico e violento. Entre tiros, socos, cortes, pulos e piruetas, Doom possui uma jogabilidade fenomenal dentro do gênero shooter e é sem dúvida um dos melhores jogos FPS por aí.

Sua sequência, Doom Eternal, é muito recente mas já possui boas avaliações e promete também como um novo grande jogo FPS e representa o renascimento da icônica franquia dos anos 90

  • Data de lançamento inicial: 13 de maio de 2016
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Microsoft Windows
  • Desenvolvedores: id Software, Bethesda Game Studios Austin
  • Link da Steam: https://store.steampowered.com/app/379720/DOOM/