O tão aguardado jogo rival do PUBG Mobile chegou, Call Of Duty: Mobile, desenvolvido pelo estúdio Activision em parceria com o Timi Studio, foi lançado e como o esperado, fez grande sucesso. A franquia de Call of Duty já possui dezesseis jogos, sem contar com a versão mobile, contanto com o título deste ano para PC e consoles, o Modern Warfare. Todos os anos em que foi lançado alguma versão da série, o game obteve grande sucesso, e nesse caso não foi diferente.

Call of Duty Mobile conseguiu atingir incríveis 100 milhões de downloads em sua primeira semana, muito acima de seus rivais PUBG Mobile, com 28 milhões, e Fortnite, com 22,5 milhões. Até mesmo o clássico Mario Kart Tour, que bateu todos os recordes de jogos mobile produzidos pela Nintendo, baixado por 90 milhões de pessoas na primeira semana, foi ultrapassado pelo jogo de FPS desenvolvido pela Activision, Tencent e Timi Studio Group.

Reunião dos elementos mais populares da franquia

Imagem de Call of Duty Mobile. Fonte: Vitor Valeri
Imagem de Call of Duty Mobile. Fonte: Vitor Valeri

Até o momento, Call Of Duty: Mobile possui cinco mapas (Crash, Killhouse, Crossfire, Nuketown e Hijacked). No início da versão beta do jogo, havia o modo zumbi, porém, por enquanto, não há a presença do mesmo na versão pública do jogo.

Jogabilidade

Ao entrar em Call of Duty Mobile, você passa por um tutorial para aprender os comandos do game no celular. Após o app mostrar a você alguns prontos principais do menu do jogo, você irá jogar o modo multiplayer do jogo, onde será demonstrado como se deslocar pelo cenário, mirar, atirar, trocar de arma, pegar armas no chão, etc. Feito isso, será mostrado para o jogador como efetuar o upgrade das armas e de seu soldado, e claro, mostrar as opções de compra no jogo.

Menu do jogo Call of Duty Mobile. Fonte: Vitor Valeri
Menu do jogo Call of Duty Mobile. Fonte: Vitor Valeri

Ao iniciar uma partida online no modo multiplayer, inicialmente senti uma certa dificuldade em realizar os comandos pelo celular, pois é bem diferente de fazer o mesmo em um controle de um console e mais ainda através da utilização de um mouse e teclado. Apesar da dificuldade, após algumas partidas, acabei pegando o "jeito", de certa maneira, porém não senti tanta liberdade como nos consoles ou no PC, pois não é um jogo que se resume a poucos comandos e toques ao mesmo tempo ou em um curto intervalo. Para conseguir um bom desempenho no game, é necessário ter muita agilidade nos dedos para acionar os comandos a tempo, realizando manobras evasivas, ataques e atirar com eficiência no alvo.

Para jogar no modo Battle Royale, é necessário atingir o LVL 7. Porem, para atingir o nível é rápido, demorando apenas algumas horas de batalhas (algo em torno de uma a duas horas).

Gráficos pesados

Se você tem o costuma de acompanhar a série RODA LISO do Oficina da Net, já deve ter visto que Call of Duty Mobile não é um jogo tão fácil de rodar, e celulares "humildes" terão certa dificuldade ou nem "rodarão" ele no "máximo". Esse é um ponto que acaba restringindo, de certa forma, alguns usuários. Mas nada impede de o usuário rodar o jogo com capacidades gráficas médias ou baixas, para obter uma experiência mais fluida no game.

Cena do jogo Call of Duty Mobile. Fonte: Vitor Valeri
Cena do jogo Call of Duty Mobile. Fonte: Vitor Valeri

Entretanto, querendo ou não, Call of Duty Mobile acaba sendo um jogo que não é tão universal como Mario Kart Tour, que possui gráficos mais simples (comparado a versão da franquia presente no console Nintendo Switch) e permite que qualquer um jogue tranquilamente sem a necessidade de alterar nada.

Conclusão

Apesar de alguns entraves para jogar, comparado a experiência que temos no console ou no PC, Call of Duty Mobile conseguiu passar uma boa experiência para um jogo mobile de FPS e possuí gráficos realistas, mostrando até onde os smartphones atuais conseguem chegar em termos gráficos (causa uma "bela esquentada" na carcaça do celular, mas é totalmente normal para jogos mobile mais "pesados").

Para os fãs da franquia, é diversão pura sem dúvida alguma. E o melhor é a possibilidade de jogar o seu jogo favorito de FPS em qualquer lugar que estiver, ao alcance do seu bolso.

Você já jogou Call of Duty Mobile? O que achou do game mobile da Activision? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Vídeo incorporado do YouTube