Os melhores MMORPGs para jogar hoje

Os MMORPG oferecem jornadas robustas e repletas de jogadores, com grandes mundos para explorar. Confira quais são os melhores para jogar!

Quem realmente é fã de MMOs sabe como é difícil encontrar um novo título para jogar. Sabe também como é frustrante ver o título que você joga atualmente decair. Por isso, preparamos uma lista de análises sobre quais MMORPGs ainda valem a pena jogar em pleno 2023. Alguns morreram, outros estão mais vivos que nunca. Há também aqueles específicos para um ou outro público. O critério utilizado para formar essa lista é uma experiência pessoal de anos jogando todos os títulos abaixo.

Final Fantasy XIV

Imagem: Square Enix
Imagem: Square Enix

Final Fantasy é uma das franquias mais importantes da história, sendo um dos grandes nomes do gênero de RPG. Já no MMORPG, a situação também não é muito diferente, com Final Fantasy XIV sendo um título que soube se reinventar para atingir o sucesso.

Lançado sob muitas críticas e com grande reprovação do público, o jogo passou por uma mudança completa e conseguiu recuperar a confiança dos jogadores, passando a ser considerado um ótimo MMORPG da atualidade.

The Elder Scrolls Online

Imagem: Bethesda
Imagem: Bethesda

The Elder Scrolls é outra grande franquia de RPG que também chegou no gênero focado no multiplayer online. Com The Elder Scrolls Online a saga segue em constante expansão, permitindo que os jogadores explorem este mundo fantástico ao lado de outros companheiros. Com todas as classes e raças já conhecidas de TES, o título oferece uma experiência bem completa.

Algo muito interessante para os fãs de The Elder Scrolls é o fato do MMORPG receber diversas expansões que exploram o universo da saga, mergulhando na lore e apresentando ainda mais detalhes sobre regiões e personagens. O título é excelente para quem deseja mergulhar fundo em uma aventura online ambientada em um dos universos mais famosos dos videogames.

Diablo Immortal

Imagem: Blizzard
Imagem: Blizzard

Diablo Immortal também teve um lançamento conturbado e foi bastante criticado, muito por causa das microtransações que desagradaram os jogadores e foram consideradas algo que tornava o título um pay-to-win. No entanto, a famosa saga da Blizzard é grande demais para não ser considerada uma boa opção.

Um diferencial de Immortal é que o jogo se torna muito acessível por estar disponível gratuitamente para celulares. Na plataforma mobile, Immortal é um MMORPG de peso que pode ser conferido em qualquer lugar e hora, contando com muitas das principais características da franquia que se tornou um dos principais nomes entre os action RPG.

Black Desert Online

Imagem: Pearl Abyss
Imagem: Pearl Abyss

O grande diferencial de Black Desert são seus gráficos. Os cenários muito bonitos do jogo chamam a atenção, com o título possuindo um visual de ponta que pode ser o melhor entre os MMORPG da atualidade. Você também percebe tal fato na modelagem dos personagens, com este sendo outro destaque.

Além disso, o jogo tem uma customização bastante robusta, permitindo que você crie seu personagem exatamente como quiser, com detalhes muito avançados. No gameplay, Black Desert também possui algumas mecânicas que o diferenciam de outras opções do mercado, como o sistema utilizado para usar as habilidades.

Albion Online

Imagem: Sandbox Interactive
Imagem: Sandbox Interactive

Ambientado em um mundo aberto de fantasia medieval, Albion Online tem foco na exploração e em combates intensos. Com elementos de estratégia e também craft, o jogo pode ser conferido gratuitamente por qualquer jogador.

Albion Online não possui nenhum sistema de classes no combate, o que significa que suas habilidades são definidas unicamente pelas armas e armaduras que você está usando. Com o jogo oferecendo muitas opções, você tem liberdade para testar os equipamentos que se encaixam mais com seu estilo de gameplay, escolhendo como deseja enfrentar os desafios.

Tower of Fantasy

Imagem: Hotta Studio
Imagem: Hotta Studio

Se você gosta de traços de anime e um mundo repleto de cores vivas, Tower of Fantasy é um MMORPG que pode oferecer exatamente isso. Fãs de Genshin Impact podem até mesmo notar algumas semelhanças entre os jogos.

Centenas de anos no futuro, você embarca em uma jornada no planeta de Aida, com o jogo possuindo muitos elementos de ficção científica para desenvolver seu mundo e sua trama. Uma das propostas do título é oferecer um mundo aberto imersivo, assim como a jogabilidade tenta oferecer uma experiência diferente com cada personagem utilizado pelos jogadores.

New World

Imagem; Amazon Games
Imagem; Amazon Games

A ilha de Aeternum é moldada pela magia e muitos mistérios fazem parte da história deste mundo. No MMORPG desenvolvido pela Amazon Games, você explora este lugar enquanto se aproxima da verdade sobre a ilha, com desafios e oportunidades surgindo no caminho.

Com muitas armas e poderes que podem ser utilizados, o jogo oferece um sistema de combate corpo a corpo brutal, com o jogador podendo decidir como vai encarar cada situação. Escolhendo seu equipamento, você pode optar por abordagens diferentes enquanto deixa seu estilo de gameplay bastante variado.

World of Warcraft

Imagem: Blizzard
Imagem: Blizzard

Lançado em 2004, World of Warcraft pode ser considerado o MMORPG mais importante de toda a história. Desenvolvido pela Blizzard, o título conquistou gerações de fãs e dominou o topo do gênero. O mais interessante é que o bom e velho WoW continua sendo uma excelente opção ainda nos dias de hoje.

Ainda recebendo atualizações e grandes expansões com muitas novidades, World of Warcraft continua sendo um dos principais produtos da Blizzard no mercado. Seja para jogadores veteranos ou para novatos, o título icônico ainda é muito cativante e divertido.

Escolhas do editor
Gregory Felipe

Redator |

Sou escritor e redator, apaixonado por games e conteúdo nerd em geral. Para releases e reviews: [email protected]

Comentários
Minha foto
Insira um comentário