Na última quarta-feira, 1 de abril, o governo federal anunciou o pagamento de auxílio emergencial de R$ 600 à inscritos no Cadastro Único do Ministério da Cidadania em meio à crise do COVID-19. Poderão receber esse benefício, inicialmente trabalhadores informais, MEIs e desempregados cadastrados no CadÚnico até o dia 20 de março deste ano.

Esse benefício não é exclusivo de cadastrados no CadÚnico, trabalhadores de baixa renda também terão direito ao benefício em meio a comprovação de renda abaixo do limite estabelecido. Contudo, não foi especificado até o momento como funcionará essa comprovação de renda de não inscritos, somente que será realizada uma autodeclaração em plataforma digital. Não inscritos também deverão ser os últimos a ter o benefício liberado.

Já os inscritos no CadÚnico terão uma verificação de renda mais agilizada. Se você não sabe ou não se lembra de estar inscrito nesse sistema, a verificação pode ser feita de três maneiras diferentes, pelo site do Ministério da Cidadania, por telefone e pelo app do Meu CadÚnico.

Como consultar se você vai receber os R$ 600?

A maneira mais popular é pelo site. Porém, nesta quinta-feira (2), o site parece estar fora do ar devido a quantidade de acessos.

O Ministério da Cidadania informou ao G1, sobre a intermitência do site e, que ainda ao longo do dia de hoje a situação deve se normalizar.

Pelo Site

Você pode acessar o site do Ministério aqui.

Ao acessar a página, role para o final dela você deverá encontrar este formulário:

Formulário no final da página inicial do site do Ministério da Cidadania - Imagem: reprodução
Formulário no final da página inicial do site do Ministério da Cidadania - Imagem: reprodução

Basta preencher as informações solicitadas, clicar em "emitir" e você saberá se está ou não cadastrado no CadÚnico. Vale lembrar que provavelmente não foi você que se cadastrou, mas sim, algum funcionário público quando você deu entrada para algum programa social ou demais programas que necessitam do Cadastro Único, então procure por todas as possíveis versões do seu nome para ter certeza.

No Aplicativo

Pelo app "Meu CadÚnico" (link para Android), basta clicar em "entrar" na primeira tela e você receberá o mesmo formulário do site. Preencha e receba a confirmação de seu cadastro.

Formulário no app Meu CadÚnico - Imagem: reprodução
Formulário no app Meu CadÚnico - Imagem: reprodução

No telefone

Já o telefone dedicado a tais consultas é o 0800 707 2003. É o canal de atendimento por telefone do Ministério da cidadania para dúvidas sobre programas sociais. A ligação é gratuita através de um telefone fixo e os horários de atendimento são os seguintes:

  • 07h às 19h de segunda a sexta-feira.
  • 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.

Ainda não há uma data certa para a liberação do benefício.