Um brasileiro encontrou dois asteroides ao utilizar imagens geradas por um telescópio da NASA que fica no Havaí. Segundo o site G1 da Globo, o pernambucano de 12 anos, Raul Ayres, estudante em Carpina, na Zona da Mata, ganhou um certificado da National Aeronautics and Space Administration (NASA, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, traduzindo para o português).

Para conseguir acessar as imagens do telescópio da NASA, Raul se inscreveu em um programa da organização através do Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica. Essa instituição é responsável por captar voluntários de diferentes partes do mundo para colaborar com a pesquisa na área de astronomia. A participação dos brasileiros no programa iniciou em 2020 e já passaram mais de 13 mil pessoas por ele.

Como a descoberta aconteceu

O estudante pernambucano de 12 anos identificou os asteroides em uma região conhecida como Cinturão de Asteroides, localizada entre Marte e Júpiter. Feito isso, Raul enviou um relatório para a NASA informando o tamanho, a localização e a velocidade dos asteroides. Em seguida, foi feita uma análise por especialistas para confirmar a descoberta.

Tela do computador de Raul Ayres exibindo imagens dos sistemas da NASA disponibilizado para os participantes do programa da organização oferecido pelo Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica. Fonte: TV Globo

Raul Ayres diz que o resultado não sai no mesmo dia. O adolescente relata sua experiência de sua descoberta dizendo:

Eu tive que esperar uma semana inteira. (...) Eu ficava esperando todos os dias, via os emails, para ver se tinham dado alguma resposta. E no dia que eles mandaram eu fiquei muito feliz.

O pai de Raul diz que o certificado virou troféu na sala da casa. Ele diz:

Um aluno de escola pública. Eu ensinei o básico do básico. Ele autodidata, vai pesquisando e hoje muita coisa ele que me ensina. Com certeza é um orgulho. Eu às vezes fico impressionado com a inteligência dele, porque ele não pesquisa o básico. Ele pesquisa a coisa mais avançada daquilo que ele quer aprender.

O que achou deste feito? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!