O Magalu, em parceria com a DIO, maior ecossistema de educação aberta em tecnologia do Brasil, estão oferecendo 10 mil bolsas de estudo gratuitas para quem quer aprender programação do zero e seguir carreira como desenvolvedor back-end. O projeto faz parte do programa "Coding the Future", que pretende capacitar 1 milhão de profissionais de tecnologia até 2026 e será conduzida pelo Luizalabs, área de tecnologia e inovação do Magalu
Como vai funcionar?
A primeira leva, com 5 mil vagas, abre em 6 de outubro e as inscrições vão até 16 de novembro, pelo site dio.me/bootcamp/luizalabs-back-end-com-python. A segunda etapa, com mais 5 mil bolsas, está prevista para março de 2026.
O programa é 100% online e gratuito, com 61 horas de conteúdo prático e cinco projetos reais. A trilha de aprendizado começa do básico de Python, passa pela criação de APIs RESTful com FastAPI, integração com bancos de dados via SQLAlchemy e ainda ensina o uso de ferramentas modernas como o GitHub Copilot e técnicas de engenharia de prompt.
Segundo a DIO, o curso não exige experiência prévia e é voltado tanto para quem está começando na área quanto para profissionais em transição de carreira. Todos os participantes que concluírem o programa recebem certificação gratuita e passam a integrar a plataforma Talent Match, que conecta desenvolvedores formados pela DIO a empresas de tecnologia do mundo todo.
Com mais de 2.500 profissionais, o Luizalabs é hoje um dos maiores polos de inovação do varejo digital no Brasil. Ele desenvolve soluções que integram lojas físicas e digitais do Magalu, otimizam processos logísticos e melhoram a experiência de milhões de usuários do aplicativo, que já ultrapassa 50 milhões de acessos mensais.