Características da linguagem XML

O XML provê uma representação estruturada dos dados que mostrou ser amplamentemente implementável e fácil de ser desenvolvida. Implementações industriais na linguagem SGML (Standard Generalized Markup Language).

Por Programação Pular para comentários
Características da linguagem XML

Representação estruturada dos dados

O XML provê uma representação estruturada dos dados que mostrou ser amplamentemente implementável e fácil de ser desenvolvida. Implementações industriais na linguagem SGML (Standard Generalized Markup Language) mostraram a qualidade intrínseca e a força industrial do formato estruturado em árvore dos documentos XML.
O XML é um subconjunto do SGML, o qual é otimizado para distribuição através da web, e é definido pelo Word Wide Web Consortium(W3C), assegurando que os dados estruturados serão uniformes e independentes de aplicações e fornecedores.
O XML provê um padrão que pode codificar o conteúdo, as semânticas e as esquematizações para uma grande variedade de aplicações desde simples até as mais complexas, dentre elas:

  • Um simples documento.
  • Um registro estruturado tal como uma ordem de compra de produtos.
  • Um objeto com métodos e dados como objetos Java ou controles ActiveX.
  • Um registro de dados. Um exemplo seria o resultado de uma consulta a bancos de dados.
  • Apresentação gráfica, como interface de aplicações de usuário.
  • Entidades e tipos de esquema padrões.
  • Todos os links entre informações e pessoas na web.

Uma característica importante é que uma vez tendo sido recebido o dado pelo cliente, tal dado pode ser manipulado, editado e visualizado sem a necessidade de reacionar o servidor. Dessa forma, os servidores tem menor sobrecarga, reduzindo a necessidade de computação e reduzindo também a requisição de banda passante para as comunicações entre cliente e servidor.
O XML é considerado de grande importância na Internet e em grandes intranets porque provê a capacidade de interoperação dos computadores por ter um padrão flexível e aberto e independente de dispositivo. As aplicações podem ser construídas e atualizadas mais rapidamente e também permitem múltiplas formas de visualização dos dados estruturados.

Separação entre dados e apresentação

A mais importante característica do XML se resume em separar a interface com o usuário (apresentação) dos dados estruturados. O HTML especifica como o documento deve ser apresentado na tela por um navegador. Já o XML define o conteúdo do documento. Por exemplo, em HTML são utilizadas tags para definir tamanho e cor de fonte, assim como formatação de parágrafo. No XML você utiliza as tags para descrever os dados, como exemplo tags de assunto, título, autor, conteúdo, referências, datas, etc...
O XML ainda conta com recursos tais como folhas de estilo definidas com Extensible Style Language (XSL) e Cascading Style Sheets(CSS) para a apresentação de dados em um navegador. O XML separa os dados da apresentação e processo, o que permite visualizar e processar o dado como quiser, utilizando diferentes folhas de estilo e aplicações.

Essa separação dos dados da apresentação permite a integração dos dados de diversas fontes. Informações de consumidores, compras, ordens de compra, resultados de busca, pagamentos, catálogos, etc... podem ser convertidas para XML no middl- tier (espécie de servidor), permitindo que os dados fossem trocados online tão facilmente como as páginas HTML mostram dados hoje em dia. Dessa forma, os dados em XML podem ser distribuídos através da rede para os clientes que desejarem.

Fonte: UFRJ

Compartilhe com seus amigos:
Quer conversar com o(a) Redação, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Programação
  • Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Meninas ganham um incentivo extra na hora de aprender a programar, a Mulher-Maravilha.

  • Criando um cadastro de usuário em Java

    Criando um cadastro de usuário em Java

    O objetivo deste artigo é desenvolver uma aplicação em JSE (Java Standard Edition) de inserção de dados utilizando alguns padrões de projeto.

  • Quer aprender PHP? Saiba mais

    Quer aprender PHP? Saiba mais

    Chegou o tão aguardado curso online de PHP do Oficina da Net. Você não pode perder. PHP é uma das linguagens mais usadas no mundo. Os conteúdos que vou mostrar no curso, são exatamente o que você precisa saber para iniciar sua carreira como programador.

  • Formulário de contato em php

    Formulário de contato em php

    Guia do PHP: Aprenda a fazer um formulário em PHP que envia via SMTP autenticado o e-mail para um destinatário.

  • Como fazer um GIF?

    Como fazer um GIF?

    Aprenda a criar um GIF animado de vídeos. Descubra como criar os GIFs, imagens animadas que você vê em na internet.

  • O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    Com o crescimento das ofertas na web, saiba o que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor empresa de hosting para seu empreendimento

  • O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    Temos visto que desenvolver aplicativos que visam o mercado mobile pode ser mais que uma alternativa rentável, pode colocá-lo no topo, deixá-lo rico. Mas nem tudo são flores, e o aspirante a desenvolvedor de app precisa seguir algumas regras.

  • WEBINAR 3.9

    WEBINAR 3.9

    Venha para o Maker e descubra como tornar o seu negócio mais competitivo.