Qual a importância de desfragmentar o HD?

Você sabe pra que serve e qual a importância de se desfragmentar o HD do seu PC? Saiba porque é aconselhável e necessário desfragmentar o seu disco rígido e como fazer isso.

Por Softwares 2 comentários

Durante o seu tempo de uso no PC há uma série de leituras e gravações feitas em seu disco rígido, com o tempo essas movimentações geram fragmentos de arquivos, uma espécie de "sujeira", isso se deve a movimentação dos arquivos que fragmenta - digamos que divide os arquivos - os mesmos, isso vai se acumulando e torna o acesso aos arquivos do HD mais lenta e sem falar que força demais o hardware forçando-o excessivamente e assim diminuindo a vida útil do mesmo.

Outra coisa importante é a questão do acesso aos dados que ficam armazenados no HD, quando o mesmo está muito fragmentado o acesso se torna difícil porque o sistema demora mais do que o normal para encontrar os pedaços do arquivo - já que está fragmentado - a solução para isso tudo é desfragmentar o disco rígido, esse procedimento "junta" os fragmentos dos arquivos facilitando e aumentando a velocidade de acesso aos arquivos. Como é nativo no windows 7 e versões anteriores a Microsoft disponibiliza uma ferramenta de desfragmentação que pode ser utilizada tranqüilamente e que é bastante eficaz, quando você faz esse procedimento imediatamente percebe-se a melhora na performance do PC.

Agora irei mostrar como fazer a desfragmentação no Windows 7, no XP as etapas são exatamente as mesmas, o que muda é apenas a "forma visual" como você vê nos dois sistemas - no Windows 7 o desfragmentador mostra em porcentagem e no XP o desfragmentador mostra em forma de barras ilustrativas.

Como desfragmentar o HD no Windows 7

Para começarmos vá em "Computador", após abrir você verá uma tela parecida com essa.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3055/td_image1.jpg


Aqui eu estou usando um notebook que tem duas partições, uma dedicada ao sistema e outra dedicada a arquivos, as partições levam esses respectivos nomes, enfim, vamos continuar, dê um clique em cima de qualquer uma das partições - caso você tenha mais de uma, se tiver só uma clique na mesma - depois clique com o botão direito, apareceram várias opções, selecione a última da lista: "Propriedades", seguindo a imagem abaixo:

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3055/td_image2.jpg


Logo após ter selecionado a opção "Propriedades" como dito anteriormente irá aparecer uma pequena página com várias opções diferentes e com diferentes informações, agora sem sair do foco procure pela aba "Ferramentas" e clique nela como mostra a imagem.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3055/td_image3.jpg


No passo seguinte você verá na aba que existem três opções, a primeira para verificar erros no disco, a segunda que é a que devemos utilizar - desfragmentação - e a terceira que é a ferramenta de backup, clique no botão "Desfragmentar agora..." como mostrado abaixo.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3055/td_image4.jpg


Agora irá aparecer a ferramenta de desfragmentação, no Windows 7 ela não possui a visualização de barras coloridas como no Windows XP, nessa versão é apenas dada a porcentagem de arquivos fragmentados existentes no HD, mas enfim, agora selecione qual partição deseja desfragmentar e clique em "Desfragmentar disco" e o processo será iniciado, mas caso deseje primeiro saber a porcentagem de arquivos fragmentados clique em "Analisar disco" e será feita uma analise e mostrado a porcentagem de arquivos fragmentados como mostra a imagem seguinte.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3055/td_image5.jpg


Na imagem acima há apenas 1% de arquivos fragmentados, depois de ter feito a analise foi feita a desfragmentação que durou cerca de 6 minutos - talvez um pouco mais - e assim que foi concluída utilizei o Ccleaner para fazer a limpeza de arquivos temporários e a limpeza do registro para fechar com chave de ouro o trabalho e o resultado está na imagem abaixo.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3055/td_image6.jpg



Uma pequena dica que eu deixo aqui é a seguinte: para aqueles que tem um pouco mais de conhecimento técnico e querem uma desfragmentação "absurdamente completa" sugiro o uso do Auslogic Disc Defrag que é uma ferramenta utilizada por mim e por outros profissionais - que eu conheço - justamente por fazerem um trabalho mais minucioso do que a ferramenta nativa do Windows.

Abraço, muito obrigado pela atenção e até a próxima.

Compartilhe com seus amigos:
Phablo Márcio
Phablo Márcio Sou técnico em informática, trabalho na área há cerca de 4 anos, tenho noção básica sobre linguagens web, procuro estar sempre atualizado tanto em teoria como em prática, até porque minha profissão exige isso. Obg, esse sou eu, follow me on Twitter. Vlw!
FACEBOOK // TWITTER: @PhMarcio
Quer conversar com o(a) Phablo, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,02%)
10(54,31%)
15(12,46%)
20(9,90%)
26(8,31%)