Qual a importância de desfragmentar o HD?

Você sabe pra que serve e qual a importância de se desfragmentar o HD do seu PC? Saiba porque é aconselhável e necessário desfragmentar o seu disco rígido e como fazer isso.

Por | @PhMarcio Softwares

Durante o seu tempo de uso no PC há uma série de leituras e gravações feitas em seu disco rígido, com o tempo essas movimentações geram fragmentos de arquivos, uma espécie de "sujeira", isso se deve a movimentação dos arquivos que fragmenta - digamos que divide os arquivos - os mesmos, isso vai se acumulando e torna o acesso aos arquivos do HD mais lenta e sem falar que força demais o hardware forçando-o excessivamente e assim diminuindo a vida útil do mesmo.

Outra coisa importante é a questão do acesso aos dados que ficam armazenados no HD, quando o mesmo está muito fragmentado o acesso se torna difícil porque o sistema demora mais do que o normal para encontrar os pedaços do arquivo - já que está fragmentado - a solução para isso tudo é desfragmentar o disco rígido, esse procedimento "junta" os fragmentos dos arquivos facilitando e aumentando a velocidade de acesso aos arquivos. Como é nativo no windows 7 e versões anteriores a Microsoft disponibiliza uma ferramenta de desfragmentação que pode ser utilizada tranqüilamente e que é bastante eficaz, quando você faz esse procedimento imediatamente percebe-se a melhora na performance do PC.

Agora irei mostrar como fazer a desfragmentação no Windows 7, no XP as etapas são exatamente as mesmas, o que muda é apenas a "forma visual" como você vê nos dois sistemas - no Windows 7 o desfragmentador mostra em porcentagem e no XP o desfragmentador mostra em forma de barras ilustrativas.

Como desfragmentar o HD no Windows 7

Para começarmos vá em "Computador", após abrir você verá uma tela parecida com essa.

Qual a importância de desfragmentar o HD?


Aqui eu estou usando um notebook que tem duas partições, uma dedicada ao sistema e outra dedicada a arquivos, as partições levam esses respectivos nomes, enfim, vamos continuar, dê um clique em cima de qualquer uma das partições - caso você tenha mais de uma, se tiver só uma clique na mesma - depois clique com o botão direito, apareceram várias opções, selecione a última da lista: "Propriedades", seguindo a imagem abaixo:

Qual a importância de desfragmentar o HD?


Logo após ter selecionado a opção "Propriedades" como dito anteriormente irá aparecer uma pequena página com várias opções diferentes e com diferentes informações, agora sem sair do foco procure pela aba "Ferramentas" e clique nela como mostra a imagem.

Qual a importância de desfragmentar o HD?


No passo seguinte você verá na aba que existem três opções, a primeira para verificar erros no disco, a segunda que é a que devemos utilizar - desfragmentação - e a terceira que é a ferramenta de backup, clique no botão "Desfragmentar agora..." como mostrado abaixo.

Qual a importância de desfragmentar o HD?


Agora irá aparecer a ferramenta de desfragmentação, no Windows 7 ela não possui a visualização de barras coloridas como no Windows XP, nessa versão é apenas dada a porcentagem de arquivos fragmentados existentes no HD, mas enfim, agora selecione qual partição deseja desfragmentar e clique em "Desfragmentar disco" e o processo será iniciado, mas caso deseje primeiro saber a porcentagem de arquivos fragmentados clique em "Analisar disco" e será feita uma analise e mostrado a porcentagem de arquivos fragmentados como mostra a imagem seguinte.

Qual a importância de desfragmentar o HD?


Na imagem acima há apenas 1% de arquivos fragmentados, depois de ter feito a analise foi feita a desfragmentação que durou cerca de 6 minutos - talvez um pouco mais - e assim que foi concluída utilizei o Ccleaner para fazer a limpeza de arquivos temporários e a limpeza do registro para fechar com chave de ouro o trabalho e o resultado está na imagem abaixo.

Qual a importância de desfragmentar o HD?



Uma pequena dica que eu deixo aqui é a seguinte: para aqueles que tem um pouco mais de conhecimento técnico e querem uma desfragmentação "absurdamente completa" sugiro o uso do Auslogic Disc Defrag que é uma ferramenta utilizada por mim e por outros profissionais - que eu conheço - justamente por fazerem um trabalho mais minucioso do que a ferramenta nativa do Windows.

Abraço, muito obrigado pela atenção e até a próxima.

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter