ClickHeat - Mapa de calor em seu site

O ClickHeat é um aplicativo feito em PHP + JavaScript para monitorar onde ocorrem os cliques em qualquer página. A ideia apesar de simples ajuda muito para você analisar como anda a usabilidade de seu site.

Por | @nmuller99 Softwares

O ClickHeat é um aplicativo feito em PHP JavaScript para monitorar onde ocorrem os cliques em qualquer página. A ideia apesar de simples ajuda muito para você analisar como anda a usabilidade de seu site.

O que me ajuda na usabilidade?


Você pode criar uma página e pensar que ela está adequada ao seu publico. Passado um tempo você analisa que ela não está sendo usada da forma que foi elaborada. Aí é que o mapa de cliques entra, você pode instalar ele em seu site e fazer a análise de quais locais estão sendo clicados, e então determinar a causa do uso indevido.

Não tente mudar a opinião de uso do público


Se seu site não é usado da forma que você planejou, não tente mudar a opinião de uso do seu público, pois além de eles não mudarem, vão deixar de usar seu site, então mude você! Ajuste as telas de acordo com o uso comum, será muito mais proveitoso para a navegação do site, e terá o apoio de seus visitantes.

Como instalar o ClickHeat?


A instalação é feita de forma simples. Ele não necessita de banco de dados, pois, gera em uma pasta os logs em forma de texto.

Requisitos:
  • Browsers testados pela equipe de desenvolvimento: Firefox 2.0, Internet Explorer 6, e 7, e Konqueror.
  • Servidor: Linux ou Windows ( apanche, Lighttpd);
  • Linguagem: PHP biblioteca GD2 (com suporte a png).


A instalação:
Primeiro baixe os arquivos mais atualizados do ClickHeat.
Extraia a pasta (/clickheat) do arquivo zipado para a raiz do seu site. Feito isto, acesse o arquivo: HTTP://www.seusite.com.br/clickheat/index.php, e siga os passos de instalação.

Depois da instalação você já está apto a fazer login para ver os relatórios, porém, ainda não iniciou o monitoramento da página, então, você precisa adicionar um código HTML em seu site para ele iniciar este monitoramento. O código é:

Mais sobre: usabilidade clickheat
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo