Debugbar: extensão do Internet Explorer para programadores

Debugbar é uma extensão do Internet Explorer com utilidades para programadores, tais como: inspetor de código, HTML, CSS, DOM, Scripts e outros componentes de páginas web.

Por Programação Pular para comentários
Debugbar: extensão do Internet Explorer para programadores

Debugbar é uma extensão do Internet Explorer com utilidades para programadores, tais como: inspetor de código, HTML, CSS, DOM, Scripts e outros componentes de páginas web.

Vamos comentar as possibilidades de uma extensão do Internet Explorer muito interessante para programadores, já que nos permite utilizar diversos recursos que resultarão em um aumento de produtividade. Asseguro que grande parte dos leitores já saberá do que se trata, pois ela é uma extensão muito similar ao Firebug, uma extensão para o Firefox e que é muito utilizada por programadores hoje em dia.

Além de funcionar como uma extensão, ela também serve para controlar tudo o que está ocorrendo em uma página web, o estado dos elementos, seus atributos, CSS, etc. Assim como o Firebug, a extensão DebugBar também serve de apoio nas tarefas de depuração de código em páginas web.

DebugBar está repleta de utilizadades muito interessantes e bastante engenhosas. Em um primeiro contato com DebugBar parece que há muitos botões, painéis e ações estranhas que podem ser realizadas nas páginas. Mas se já temos experiência com esse tipo de extensão, então em pouco tempo exploraremos a maioria de seus recursos.

Para obter informações detalhadas e instalar a DebugBar podemos acessar o seguinte endereço:
http://www.debugbar.com

Uma vez instalada a extensão e reiniciado o Internet Explorer, teremos a nossa disposição a barra de ferramentas DebugBar. Para ativá-la podemos utilizar o menu Exibir > Barra de Ferramentas > DebugBar.

Agora veremos um menu divido em duas partes, uma barra horizontal e um painel vertical. Na barra encontraremos opções diversas, uma mais interessante que a outra, como por exemplo uma ferramenta para dar zoom na página, realçar o texto, simular a página em outras versões do Internet Explorer (necessita de outra extensão chamada IETester), etc.

A parte mais interessante aparecerá no painel vertical que aparece à esquerda, que tem um completo inspetor de código e elementos da página. Esse painel também poderá estar oculto, já que há um botão na barra horizontal para exibi-lo ou ocultá-lo.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2616//1.png


No painel lateral poderemos encontrar excelentes opções para inspecionar todo o código que está sendo processado pelo Internet Explorer, as comunicações HTTP, scripts, um verificador de HTML, assim como informações gerais da página.

O inspetor de elementos inclui a seleção dos mesmos diretamente na página e através da árvore de elementos da página, o DOM, que é totalmente navegável. Quando temos um elemento selecionado, podemos ver seu código HTML, os estilos aplicados sobre ele e que ele herda, atributos HTML e etc.

Durante nossa navegação para a inspeção de elementos na página também teremos acesso a uma lista de todos os elementos mais importantes da página classificados por tipo, todas as imagens, todos os links, todos os scripts…
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2616//2.png


Em definitivo, uma ferramenta que vale a pena ter em mãos, pelo menos menos para nos ajudar na etapa de depuração de nossas páginas web no navegador Internet Explorer.

Compartilhe com seus amigos:
Jonathan Lamim
Jonathan Lamim Empreendedor digital, ex-programador (decidi abandonar a carreira após 12 anos), especialista em marketing de conteúdo e agora atuando exclusivamente com Marketing Digital, em projetos de Marketing de Conteúdo, produção de conteúdo para internet, além de escrever ebooks e criar cursos ligados ao marketing digital de um modo geral.
FACEBOOK // TWITTER: @jonathanlamimkt
Quer conversar com o(a) Jonathan, comente:
Carregar comentários
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Últimas notícias de Programação
  • Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Meninas ganham um incentivo extra na hora de aprender a programar, a Mulher-Maravilha.

  • Criando um cadastro de usuário em Java

    Criando um cadastro de usuário em Java

    O objetivo deste artigo é desenvolver uma aplicação em JSE (Java Standard Edition) de inserção de dados utilizando alguns padrões de projeto.

  • Quer aprender PHP? Saiba mais

    Quer aprender PHP? Saiba mais

    Chegou o tão aguardado curso online de PHP do Oficina da Net. Você não pode perder. PHP é uma das linguagens mais usadas no mundo. Os conteúdos que vou mostrar no curso, são exatamente o que você precisa saber para iniciar sua carreira como programador.

  • Formulário de contato em php

    Formulário de contato em php

    Guia do PHP: Aprenda a fazer um formulário em PHP que envia via SMTP autenticado o e-mail para um destinatário.

  • Como fazer um GIF?

    Como fazer um GIF?

    Aprenda a criar um GIF animado de vídeos. Descubra como criar os GIFs, imagens animadas que você vê em na internet.

  • O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    Com o crescimento das ofertas na web, saiba o que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor empresa de hosting para seu empreendimento

  • O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    Temos visto que desenvolver aplicativos que visam o mercado mobile pode ser mais que uma alternativa rentável, pode colocá-lo no topo, deixá-lo rico. Mas nem tudo são flores, e o aspirante a desenvolvedor de app precisa seguir algumas regras.

  • WEBINAR 3.9

    WEBINAR 3.9

    Venha para o Maker e descubra como tornar o seu negócio mais competitivo.