Twitter - Integrando API do Twitter, cURL e PHP e criando o primeiro script

Nesse tutorial vamos manter as coisas de forma bem simples, mas vamos começar a escrever um pouco de código PHP. Faremos um script que faça a conexão com o Twitter, utilizando cURL e PHP e exiba os dados na tela, sem nenhuma formatação especial.

Por | @jonathanlamimkt Programação

No tutorial anterior vimos uma introdução à API do Twitter e como teremos que utilizar a biblioteca cURL para acessar os dados existentes no Twitter. Eram somoente umas poucas informações para introduzir o assunto e a série de tutoriais, mas que mereciam ser conhecidas antes de começarmos a criar os scripts PHP e fazer operações importantes. Aprendemos a fazer a conexão com o Twitter usando o cURL através de linha de comando e como obter informações também por linha de comando.

Se você não leu o tutorial de introdução da série, clique aqui, e veja-o antes de prosseguir.

Nesse tutorial vamos manter as coisas de forma bem simples, mas vamos começar a escrever um pouco de código PHP. Faremos um script que faça a conexão com o Twitter, utilizando cURL e PHP e exiba os dados na tela, sem nenhuma formatação especial.

Talvez, se você nunca utilizou cURL, esse script pode parecer um pouco complexo, mas não devemos nos preocupar porque mais adiante mostraremos um método muito mais simples para trabalhar com a API do Twitter sem ter que aprender cURL. Em qualquer caso, pensemos que com cURL vamos acessar um conteúdo de texto que está na URL, pois o mecanismo é muito parecido como quando trabalhamos com arquivos de texto.

Acessando o Twitter com PHP e cURL


Abra o seu editor de código e crie um arquivo php para iniciarmos os trabalhos.O primeiro passo é iniciar uma nova sessão do cURL, que é feita conforme a linha abaixo:
//curl_init() - inicia uma sessão do cURL
$curl = curl_init();

O segundo passo é fazer a configuração do cURL para que possa acessar uma URL da API do Twitter, vamos indicar uma porta para comunicação e um ambiente para controlar o retorno dos dados.
//url da API de Twitter que será acessada
curl_setopt($curl, CURLOPT_URL, 'http://twitter.com/statuses/public_timeline.xml');
//porta de comunicação
curl_setopt($curl, CURLOPT_PORT, 80);
//informamos ao cURL que deve retornar a string com os resultados, sem exibir na tela
curl_setopt($curl, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);


Como detalhes vale destacar que vamos acessar a URL 'http://twitter.com/statuses/public_timeline.xml', que nos devolverá as últimas mensagens públicas dos usuários do Twitter a nível global. Utilizaremos a porta 80 para a comunicação entre o servidor e o Twitter. E informamos ao cURL o valor true, para a variável de configuração CURLOPT_RETURNTRANSFER, que informa que queremos que o resultado retornado seja armazenado em uma variável, para que possamos tratá-la como desejarmos.

Agora que já configuramos o cURL com as opções mais básicas, vamos executar a solicitação à API do Twitter.
$resposta = curl_exec($curl);

Armazenamos a resposta retornada na variável $resposta para que possamos exibi-la na tela posteriormente. Antes, a título de curiosidade, vamos trazer também os dados de cabeçalho do status de nossa conexão com o cURL.
$cabecalhos = curl_getinfo($curl);

Agora vamos encerrar a conexão com a URL que foi feita pelo cURL.
curl_close($curl);

E por último vamos mostrar na página as variáveis de resposta e os cabeçalhos do cURL:
echo '
';
var_dump($cabecalhos);
echo '</pre>';

echo "
"; echo '
';
var_dump($resposta);
echo '</pre>';

Isso é tudo. O exemplo, executado em nosso servidor, deverá mostrar os dados dos cabeçalhos do cURL para esta conexão e logo em seguida as últimas mensagens públicas dos usuários do Twitter.
Veja abaixo o código completo e comentado:
';
var_dump($cabecalhos);
echo '</pre>';

echo "
"; echo '
';
var_dump($respostas);
echo '</pre>';
?>

Ainda que este primeiro exemplo tenha sido bem simples, tenho certeza que vocês querem fazer coisas muito maiores e mais complexas. Nos próximos tutoriais vamos seguir explorando as possibilidades da API do Twitter, mas mostraremos uma maneira de simplificar as coisas que se baseiam na utilização e acesso à API do Twitter.

Até a próxima!!!

Mais sobre: twitter, api, curl
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.