Gerando PDFs com PHP e a classe FPDF - Instalação e primeiras linhas de código

Nessa série de artigos vou apresentar para vocês um pouco sobre a geração de arquivos PDF usando a biblioteca FPDF. E nesse primeiro artigo veremos como instalar e como criar um simples arquivo PDF.

Por | @jonathanlamimkt Programação

A FPDF é uma classe desenvolvida em PHP para a criação de documentos PDF, de forma dinâmica a partir dos scripts PHP criados por vocês. Ela trabalha de forma autônoma, pois não necessita usar a biblioteca PDFlib. Se trata de uma classe que da bastante jogo, já que podemos modificar a unidade de medida, o formato da página, as margens, os cabeçalhos os rodapés, as quebras de linha, as imagens, links, cores e etc.

Um detalhe importante é que FPDF é uma biblioteca gratuita para qualquer tipo de uso, seja ele comercial ou pessoal.


Instalação da biblioteca FPDF


Para instalar a biblioteca você precisa ter no mínimo o PHP 4 ou superior. Além disso tem algumas extensões que podem ser muito úteis. Faça o download da última versão da biblioteca no site http://www.fpdf.org/, na seção de downloads.

Após fazer o download, descompacte os arquivos em uma pasta chamada "fpdf", dentro da pasta do projeto que irá utilizar a biblioteca FPDF. Feito isso a biblioteca já está instalada e pronta para ser utilizada. Viu como é simples fazer a instalação?!


Primeiras linhas de código


Agora que a biblioteca já está instalada e pronta para ser utilizada, vamos começar a ver como ela é utilizada dentro de scripts PHP. O seu uso é como qualquer outra calsse de programação orientada a objetos com PHP, e o mais importante será conhecer e dominar seus diferentes métodos e propriedades. Começaremos por um exemplo simples que não necessita de muita programação PHP.

O formato geral para criar uma página PDF é basicamente o seguinte:

AddPage();

#aplicamos então a formatação informando o tipo de fonte, o estilo e o tamanho dela
$pdf->SetFont('Arial','B',16);

#é aqui que criamos o conteúdo da página, esse método só deve ser inserido 
#após formatar a página
#são informadas as distâncias da margem (superior e esquerda) e em seguida colocamos 
#o texto a ser impresso
$pdf->Cell(40,10,'Minha primeira página pdf com FPDF!');

//aqui encerramos o arquivo e enviamos o mesmo para o navegador
//esta linha não deve estar antes de terminar de escrever o conteúdo da página,
//pois ela é responsável por gerar a  saída do arquivo PDF
$pdf->Output();

?>
Código comentado

Ao executar esse código surgirá um arquivo PDF com o título "Minha primeira página pdf com FPDF". Esse primeiro exemplo é muito simples, mesmo que tenho mostrado as funções para gerar um arquivo PDF dentro do script PHP.

No próximo artigo vamos ver as funções mostradas aqui e começaremos a usar mais alguns recursos para dar estilo ao seu arquivo.

Mais sobre: php pdf fpdf
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo