Compartilhamento em redes sociais ajuda no SEO?

Vamos pensar nas redes sociais como Twitter e Facebook, ambos com milhões de usuários ativos. Será que elas não influenciam na boa repercussão de um site? O Twitter é um ótimo local para promover um site

Por | @oficinadanet Marketing Digital

Hoje em dia nos deparamos com uma grande diversidade de sites, blogs, portais, enfim, o mundo está praticamente na rede mundial de computadores. No entanto, muitos ainda ficam em dúvida por que seu site ainda não decolou como outros, ou mesmo por que seu blog continua com um número limitado de acessos. Pois bem, a resposta não é tão difícil.

Muitos donos de sites, blogs e portais não se preocuparam com a estrutura de sua página e assim, talvez não procuraram uma pessoa especializada que pudesse colaborar tanto na parte harmônica da página mas também no seu melhor posicionamento nos mecanismos de busca. E podem ter certeza, esses detalhes fazem muita diferença. Outro fator bastante relevante são as redes sociais, estas que, estão tomando conta do mundo tecnológico. Além de diversão, encontro de amigos, contatos trabalhistas, as redes sociais estão sendo muito utilizadas para pessoas que procuram integrar trabalho e publicidade. Deste modo, a atualidade está exigindo uma conexão entre mundo real e virtual e, é muito importante que o conteúdo do site em questão esteja integrado em diferentes canais e não apenas em seu próprio site. Daí a importância das mídias sociais, pois elas garantem maior circulação de informação, já que, a grande tendência está focada nelas.

Compartilhamento em redes sociais ajuda no SEO?

A lógica é simples, se o conteúdo provoca uma reação emocional, as pessoas costumam querer compartilhar essa experiência com os outros. Assim sendo, é vantajoso facilitar o meio para que as pessoas possam compartilhar certa informação. Os benefícios que virão após permitir que as pessoas compartilhem seu conteúdo são notáveis. Com isso é possível ganhar links e inclusive direcionar tráfego para o seu site.

Vamos pensar nas redes sociais como Twitter e Facebook, ambos com milhões de usuários ativos. Será que elas não influenciam na boa repercussão de um site? O Twitter é um ótimo local para promover um site. Já li que muitos especialistas em SEO dizem que o Twitter não é um fator relevante de ranking, porém, temos que considerar que as páginas do Twitter influenciam diretamente nos resultados (SERPs) do Google e deste modo podem sim ser uma grande força para tornar um site mais visível nos sistemas de busca.

Assim sendo, é muito válido após postar novas informações no blog ou site, twitar, e deste modo informar seus seguidores. Com isso pode ser que não irá afetar diretamente no ranking nos sistemas de busca mas é uma estratégia de tráfego eficiente do Twitter para um site. Otimizar os tweets também ajuda na otimização do site. O tweets contribuem para o perfil do dono do site ou blog, e assim o conteúdo e marca ganham mais exposição.

O mesmo acontece com o Facebook, com a exposição das novidades do site as pessoas irão “curtir” a matéria e assim gerar maior tráfego. Para tanto, tráfego não significa melhor posicionamento, porém, quanto mais visitas, maior a possibilidade de otimização de um site.

O que muitas pessoas desconhecem é o que próprio Google ajuda na otimização de um site. Abaixo algumas dicas que o maior site de buscas oferece:

Grupo de Ajuda do webmaster do Google: Se você possui alguma pergunta ou comentário sobre como otimizar seu site para o melhorar seu posicionamento no Google, basta acessar o grupo de ajuda para webmasters.

Blog da Central do Webmaster (em Inglês): Neste local possui artigos frequentemente atualizados por usuários do Google sobre assuntos reloativos ao aprendizado de melhorar o seu site.

Central de Ajuda do Webmaster: Consta com documentação em profundidade sobre as questões relacionadas com webmaster e com a Otimização para o Google.

Ferramentas do Google para Webmasters: Você pode usar ferramentas oferecidas pelo próprio Google para otimizar a forma como o mecanismo de busca interage com o seu site.

Diretrizes do Google para Webmasters: Você pode Seguir as diretrizes abaixo para ajudar o Google a encontrar, indexar e classificar o seu site. Mesmo que você decida não implementar as sugestões, recomendamos que preste atenção às "Diretrizes de qualidade", que destacam algumas práticas ilícitas que podem levar à remoção do seu site do índice do Google.


Google Analytics: Local com acesso a dezenas de relatórios que apresentam desde a fonte dos seus visitantes, o que estão vendo, quanto tempo ficlm em seu site, os caminhos que percorrem, etc. Você também pode utilizar como uma importante ferramenta gerencial para tomada de decisões de marketing.


Google Website Optimizer: Otimizador de website é uma ferramenta fácil de usar para teste de conteúdo de site que fornece resultados efetivos. Faça testes em suas páginas para ver o que vai funcionar e o que não vai.

Agora que o Google lançou o Google+ podemos ver nas métricas do Google Webmasters Tools que o número de pessoas que votarem em um conteúdo, ou mesmo na página, terá influência nos resultados das SERPs. Vendo deste lado, teremos que reanalizar nossos conceitos, saber o quanto isto vai influenciar no posicionamento.

Também sabemos que o Google está usando somente o Google+ para criar esta métrica, não teve entrada no Facebook, Twitter e LinkedIn para pegar os votos de lá também. E não sabemos quando que isto vai acontecer se chegar a acontecer. Entretanto a dica que fica é: Comece a divulgar nas redes sociais e peça para seus usuários e seguidores comprartilhar seus posts ;)

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