Android: Hello World - Primeiro projeto

Após a instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento para Android, estamos prontos para criar o nosso Hello World para o android.

Por | @reprotector Programação

Após a instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento para Android, estamos prontos para criar o nosso Hello World para o android.

Vamos abrir o Eclipse e Clicar em File>New. Caso já esteja aparecendo Android na lista basta clicar em Android. Caso contrário, clique em Other e selecione Android>Android Project.

Android: Hello World - Primeiro projeto


Clique em next. Neste momento, temos uma tela para a configuração do aplicativo:
Android: Hello World - Primeiro projeto


Em Build Target especificamos para qual versão do android o app está sendo feito. O aplicativo poderá ser executado na versão selecionada ou em versões superiores. Caso as opções de build estejam em branco, deve-se acessar as preferências do Eclipse>Android e especificar o caminho correto aonde foram instalados os SDK?s do Android.

Em Application Name especificamos o nome do aplicativo que aparecerá na lista de aplicativos. Em Package Name especificamos o nome do pacote java a ser criado (lembre-se que em java temos packages). É importante criar uma nomenclatura clara e boa para não haver conflitos de pacotes. O recomendado segue o seguinte modelo: com.nomeDaEmpresa.Aplicativo.

Em Create Activity especificamos se o aplicativo terá um Activity rodando. De uma forma bem resumida isso significa se o aplicativo terá uma interface gráfica ou não. Em Min SDK Version coloque o número mostrado a direita na versão de android que foi escolhida em Build Target.

Clique em finish. Não iremos criar um teste nesse primeiro momento. Algumas pessoas (como eu) terão o seguinte problema: Unable to open class file R.java . Isso significa que o arquivo não foi criado corretamente. Não sei o real motivo deste erro, mas na barra a esquerda abra a pasta gen e em seguida abra o pacote criado. Delete o arquivo R.java (botão direito, delete). O arquivo será criado novamente e não teremos mais este problema.
Android: Hello World - Primeiro projeto


Agora o erro terá sido resolvido. Podemos dar build no projeto que não teremos mais este problema (dê um clean para não se confundir).

Vamos aprender um pouco sobre como o projeto está dividido nas seguintes pastas e arquivos:
  • src: código fonte do aplicativo
  • gen: arquivos gerados na compilação
  • res: resources ? arquivos externos como imagens e layout
  • AndroidManifest.xml: Configurações do aplicativo
  • default.properties: padrões de linguagem, strings a serem usadas, etc

Se abrirmos a pasta resources e em seguida abrirmos a pasta de layout veremos que existe um arquivo chamado main.xml . Este arquivo é o nosso view principal do app. Nele está a interface de usuário. Abra este arquivo e repare que já existe um TextView criado. É neste TextView que será colocado nosso texto de HelloWorld. Repare que dentro desse textView temos a linha:
android:text="@string/hello"

Que está pegando de default-properties a string cuja referência é hello

Podemos simular esse aplicativo clicando em Run: Android: Hello World - Primeiro projeto

O emulador irá iniciar (isso pode levar algum tempinho) e mostrará o Hello World na tela. Também podemos iniciar o emulador antes de mandar o aplicativo pro aparelho (poupa tempo na hora do emulador ficar abrindo) clicando em Window>Android SDK and AVD Manager . Basta selecionar o AVD desejado e clicar em start.
Android: Hello World - Primeiro projeto


Pronto, nosso primeiro primeiro projeto foi criado. Responderei possíveis dúvidas nos comentários ou no twitter @blogdevmobi.

PS: Ao contrário do iOS, é muito importante que entendemos o funcionamento do sistema para desenvolver. Por isso, postarei sobre o funcionamento do sistema para que possamos entender completamente o que estamos fazendo. Sei que minha explicação de Activity não ficou muito clara, pretendo esclarece-la mais pra frente.

Mais sobre: android mobile desenvolvimento
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo