Android: Criando um layout de tamanho relativo

Continuando a nossa série sobre os tipos de Layout do Android. No nosso último post da série falamos sobre o Linear Layout. No post de hoje falaremos sobre o Relative Layout.

Por | @reprotector Programação

Continuando a nossa série sobre os tipos de Layout do Android. No nosso último post da série falamos sobre o Linear Layout. No post de hoje falaremos sobre o Relative Layout.

Como o próprio nome já diz, o Relative Layout é relativo. Mas o que isso quer dizer? Ao contrário do Linear Layout, que especifica sempre uma direção horizontal ou vertical, no relative layout posicionamos os elementos por referência à outros elementos. Por exemplo, dizemos se o botão estará abaixo de um campo de texto, do lado direito ou até mesmo em cima dele. Para aprendermos sobre o Relative Layout faremos do mesmo modo que fizemos com o Linear Layout.

Arquivo main.xml dentro de res/layout:



    
    
    


Leia atentamente o xml acima. Consegue imaginar como cada elemento estará posicionado na tela? Se necessário, pegue um papel e uma caneta e vá tentando desenhar. Repare que identificamos as posições dos elementos utilizando ids de outros elementos. Esta é a ideia principal de Relative Layout.

O primeiro elemento criado foi o Text View, identificado com o id “label”. Por ser o primeiro elemento da view, ele não terá nenhuma propriedade específica de relative layout. Agora repare no nosso segundo elemento, o nosso Edit Text. Repare a propriedade “android:layout_below=”@id/label” “. Aqui estamos dizendo que ele está abaixo do elemento com o id label. Ou seja, está abaixo do nosso Text View.

Abaixo do nosso elemento Edit Text temos dois botões, OK e Cancel. Iniciaremos com o nosso botão de OK. Repare que usamos a propriedade de below e marginLeft. A propriedade “android:layout_alignParentRight” diz que o botão começa a ser criado da direita para a esquerda.

Agora falta criar o botão cancel. Como já criamos o botão OK que fica abaixo do Edit Text basta colocarmos o botão cancel logo ao lado do botão ok. As propriedades que fazem isso são:
"android:layout_toLeftOf=”@id/ok”
android:layout_alignTop=”@id/ok”"


A propriedade toLeftOf nos diz que o botão estará à esquerda do botão ok e o alignTop alinha o botão com o OK.
Android: Criando um layout de tamanho relativo


É claro que neste post não estão todas as possíveis propriedades de relative layout, mas repare que para toda propriedade existe alguma outra parecida. Por exemplo, para a below temos above, para alignBottom temos alignTop, e assim por diante...

Espero que o post tenha sido bem claro e que eu tenha conseguido passar a mensagem. Uma coisa importantíssima é saber que podemos misturar os tipos de layout. Dentro de um relative layout pode haver um linear layout, sem problemas.

Mais sobre: android, desenvolvimento, mobile
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.