Práticas Cross Browser: Javascript: Sintaxe {}, ;, IF inline

Cross browser - desenvolvimento Web que aplica as normas W3C que formam o padrão de desenvolvimento. Neste artigo vamos comentar algumas técnicas de desenvolvimento com padrões web (W3C), sintaxe { }, ;, IF inline.

Por | @luizcastrojr Programação

Este artigo não tem a intenção de ensinar Javascript, CSS ou (x)HTML, mas sim quero falar das melhores técnicas aplicadas ao desenvolvimento dentro dos padrões W3C nestas três linguagens, isso claro na continuidade desta série de artigos sobre práticas cross browser. Caso você não tenha os fundamentos básicos das linguagens acima faça algumas pesquisas no portal Oficina da Net na seção de Apostilas para entender um pouco mais sobre essas linguagens.

Vamos então mergulhar neste mundo dos padrões web. Vamos comentar sobre DOM e suas formas de uso que poderão auxiliar a maximizar o tempo de desenvolvimento ou a organização do código.

Estarei citando algumas técnicas (atalhos ou formas de simplificar) que são utilizadas por desenvolvedores web no dia-a-dia. Uma forma simples e eficaz para compreender mais profundamente o assunto é a cada termo ou linha de código que você não entender faça uma pesquisa, busque informação do porque e pra que, só depois continue a leitura, assim tenho certeza que seu aprendizado terá uma melhor performance.

Entenda que na maioria dos casos pode-se fazer com ou sem o auxilio dessas técnicas, porém de uma forma ou outra essas técnicas poderão lhe auxiliar no desenvolvimento e/ou também garantir que sirvam em todos os browsers.

Chaves { }


O uso de { } não é obrigatório a não ser em blocos de código que contenham function ou mais de uma instrução.
for( var i=5;i<20;i++ )
{
    document.write(“cross browser”);
}

Ou podemos escrever esse bloco de código assim:
for( var i=5;i<20;i++ )
    document.write(“cross browser”)

Essas duas formas de escrever o mesmo bloco de códigos são aceitas, só que existem detalhes que interligam de uma forma gerencial o uso dessas práticas, por exemplo, se você usar { } para todas as expressões (que necessitam) você não dependerá prestar tamanha atenção sempre que desenvolver em linguagens diversas o mesmo trabalho, pois a maior parte das linguagens de programação usam { }. Adote essa medida como forma de maximizar seu desempenho em desenvolvimento. Existe desenvolvedores que não gostam de utilizar por costume as { } quando não são exigidas, entendem que de certa forma (na maneira deles) isso pode diminuir o tamanho do código, e de certa forma estão certos, portanto o peso ou tamanho do código é tão irrelevante na maioria dos trabalhos que por facilidade em organizar o código é que outros fazem dessa prática um bom costume, as { } permite que fique facilmente encontrável a parte do código desejado.


Ponto-e-virgula ;


Na linguagem JavaScript o ; não é obrigatório, portanto quando estiver escrevendo um bloco de código que em uma mesma linha existam duas instruções é exigido a separação por ;.
var1 = 1
var2 = 2
result = var1 + var2

Ou,
var1 = 1;
var2 = 2;
result = var1 + var2;

Não existe diferença no resultado, poderíamos tanto usar como não usar o ;, só que novamente por questão de garantias eu prefiro o uso do ; para que não ocorra por um acaso o ato de esquecer em alguma parte do código o uso correto de ; que não permita o funcionamento correto do meu desenvolvimento, é muito mais demorado buscar um erro (dependendo do software de desenvolvimento) do que adicionar ; sempre que achar necessário, seguindo regras é lógico.

Lembrando que o uso obrigatório de ; se dá sempre como no exemplo abaixo onde uma instrução está na mesma linha do que a outra.
var1 = 1; var2 = 2;
result = var1 + var2;


IF inline


Quando precisamos identificar valores e adicionar a eles um alert usamos um bloco de códigos parecido com o bloco abaixo.

Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar