HTML5: O Elemeto <article>

O < article > é um elemento, que muitas vezes é confundido com < section > e < div > , mas não se preocupe, vamos explicar a diferença entre eles. Segundo W3C o < article > é um elemento que representa um componente de uma página que consiste em uma composição auto-contida em um documento

Por | @gregoryylaborde Programação

O < article > é um elemento, que muitas vezes é confundido com < section > e < div > , mas não se preocupe, vamos explicar a diferença entre eles. Segundo W3C o < article > é um elemento que representa um componente de uma página que consiste em uma composição auto-contida em um documento, página, no local da aplicação, ou e que se destina a ser distribuído de forma independente ou reutilizável, por exemplo, em syndication. Este poderia ser um post no fórum, um artigo de revista ou jornal, uma entrada de blog, um widget interativo ou gadget, ou qualquer outro item de conteúdo independente.

Além de seu conteúdo, o < article > normalmente está em um título ( muitas vezes inserido em elementos de cabecalho) ou até em um rodapé. A forma mais simples de conceituar um < article > é penser em sua utilização em um blog ou site. Nós também podemos utilizar o < article > na “estática” das paginas de contéudo, o < article > pode ser utilizado em qualquer item da página independente de conteúdo. A única parte complicada é, o que exatamente é um item independente de conteúdo?


O teste de cheiro


Uma peça de conteúdo independente pode ser considerada adequada para implementarmos o elemento < article > ou seja o conteúdo faz sentido por si próprio. Esta medida adorada funciona mais como um 'teste de cheiro' ou semelhante a um feed RSS. Evidente que em um weblog de artigos e páginas estáticas faz sentido a utilização um leitor de feeds, alguns sites possuem feeds de comentários. Por outro lado, uma alimentação com cada parágrafo deste artigo com um post separado não seria de muita utilidade. O ponto mestre aqui trata-se do conteúdo que tem que fazer sentido independentemente do seu contexto.


Exemplos de < article > em uso


Um esqueleto < article >. Nós só temos um título e algum conteúdo, mas é o suficiente para fazer sentido por si próprio.

Apple</h1>

The apple</b> is the pomaceous fruit of the apple tree...</p> ... </article>



Um weblog estilo < article >


A data de publicação nos leva a inserir um
, e há também um conteúdo que seria adequado em uma