A Educação a Distância via Internet (EAD) surge como uma das principais soluções para a capacitação de colaboradores nas organizações (SALAS e outros, 2002; ROSENBERG, 2002). O aumento no número de cursos de EAD oferecidos pelas organizações tem obtido aumento por diversas razões: o alto custo da educação tradicional, em entidades particulares conceituadas; a rapidez da mudança nos conteúdos desses cursos; as limitações de horários – não coincidem com horários de trabalho e também dificuldades de deslocamento; a grande importância de uma aprendizagem continuada; as limitações no plano geográfico – impossibilitando o deslocamento de alunos que residem em regiões mais distantes; a evolução das tecnologias de comunicação; entre outros importantes aspectos.

As empresas, por sua vez, estão adotando e investimento em EAD, assim, geram um diferencial entre a concorrência, sempre buscando a competitividade através da oferta de conhecimento e atualização a seus colaboradores. As empresas,no geral, estão em um universo muito competitivo, sempre enfrentando dificuldades e desafios no seu percurso. A grande meta para elas é sobreviver a tantos bombardeios de concorrência. Para tanto, a tecnologia veio de modo a contribuir para o sucesso dos mais preparados, sendo uma grande aliada para o conhecimento e assim, o potencial crescimento.

O sucesso nas grandes empresas, mede-se pela ações de competitividade promovidas. Assim, empresas de vários segmentos e de grande porte estão adotando como método de sucesso e crescimento a EAD, de forma que oferece treinamentos on-line e capacitação para seus colaboradores. As empresas que optam por esse tipo de capacitação, possuem em mente os principais benefícios: economia de tempo e dinheiro. Nada mais correto para uma empresa que precisa poupar gastos e ainda pensa na qualificação e melhor desenvolvimento de seus colaboradores. Deste modo, a EAD, com os investimentos que estão sendo depositados nela, contribuem para um oportuno diferencial entre a concorrência, buscando maior competitividade e constante aperfeiçoamento.

Abaixo alguns benefícios encontrados pelas empresas com a EAD:

  • Redução de custos, devido a redução de gastos em transporte, hotel e alimentação,
  • Surgimento de uma nova cultura de trabalho via internet, em grupo através de comunidades virtuais ou de forma individual;
  • Possibilidade de criação de treinamentos diferenciados;
  • Flexibilidade de tempo e horários;
  • O programa de e-learning pode ser desenhado com o objetivo de ser um aliado na conquista e manutenção de clientes,
  • O programa de e-learning também pode ser montado com o propósito de educar e informar vendedores, distribuidores e fornecedores;
  • Geração de indicadores através do gerenciamento detalhado e organizado do programa de EAD.


A empresa que pretende ou esteja disposta a oferecer aos seus colaboradores um programa EAD, precisa estar ciente que necessitará alguns aspectos, como: meios tecnológicos - uma boa infra-estrutura (caso seja no próprio local de trabalho); pedagógicos -profissionais habilitados que possam dar suporte aos seus colaboradores; produção de conteúdo multimídia - material apropriado para cada objetivo e gestão do programa de educação à distância.

Sendo assim, a tarefa não é tão simples, exige um bom aparato por parte da empresa, tornando necessário a participação de equipes multidisciplinares e apoio da equipe diretiva da empresa. Para tanto, o maior desafio inicial será os grandes investimentos, às vezes com um custo bem elevado para validar esse novo empreendimento. Assim, para que as empresas obtenham sucesso e não apenas ocupem o tempo de seus colaboradores, é necessário que, tenham bom senso em todos os quesitos, tenham imaginação e sempre inovem em seus meios de aperfeiçoamento. Também é fundamental que a empresa insira o conceito de tecnologia aos seus colaboradores, para que eles tenham estímulo e motivação à participar dessa modalidade de ensino, assim, além de gerar aprendizado profissional a eles, o grande propósito atingido, crescimento na empresa.

O grande sucesso em um programa EAD depende de todos. Tendo como objetivo oferecer a todos os setores um permanente aprendizado, gerar total comprometimento e, esperando dessa forma, resultados significativos na prática empresarial.

Toda empresa que é competitiva no mercado está atenta às mudanças mundiais, para tanto, não estaria fora da realidade. Aperfeiçoamento de seus colaboradores é fundamental, Somente assim qualquer empresa conseguirá sobreviver a este mundo tão competitivo.