Coisas que não devem faltar em um web site

Diretrizes de coisas que não deve faltar em um website, e pontos que devem ser revistos quando feito um web site

Por | @oficinadanet Programação

O grande diferencial para ter um bom site se resume em apenas três palavras: Orientação, Informação e Ação.
Não adianta um site oferecer uma ou duas das diretrizes citadas, tem que contem todas.
A maiorias dos web sites são bem planejados, porem a outros que por falta de profissionalismo cometem erros gritantes.

São alguns deles:
Usar uma linguagem incoerente para os internautas.

  • Efeitos desnecessários em Flash
  • Texto com má visualização
  • Deixar a url com penumbra
  • Grande quantidade de imagens

Esses entre outros erros acontecem, e na maioria das vezes passa por despercebido pelos desenvolvedores, mas, os internautas observam tudo (na maioria das vezes).

Diferenças básicas para um site ter uma presença profissional e boa desenvoltura.

Seja objetivo
Vá direto ao ponto, pois o internauta não tem tempo para navegar em vão, as informações expressas de forma mais explicita possível.

Navegabilidade
O redator para a web é o guia de turismo do site. Ele deve fisgar o visitante desde a primeira página, e dar-lhe todas as ferramentas para que ele possa navegar pela página com tranqüilidade, jamais deixando-o perdido.

Boa visibilidade
Tornar as informações visíveis é tarefa árdua, mas o webwriter deve usar a imaginação para criar uma vitrine bem organizada, apresentando o conteúdo do site.

Arquitetando as informações
É essencial saber onde se encontram as informações do site que elaborou. O primeiro passo é acompanhar a construção e distribuição da estrutura. O que mais prezo em um site é a inteligência, e páginas com cérebro sempre são as que mais me dão orgulho.

Design
O webdesigner deve ser o melhor amigo do webwriter - e vice-versa. A programação visual deve apoiar em todos os momentos a ação do redator web.

Tecnologia
Como estamos na Web, aspectos como tecnologia podem - e devem - ajudar o redator web. Itens básicos como pop-ups, menus em DHTML e Flash são capazes de "acender" o conteúdo informativo de uma página - além do básico do básico, ou seja, links que * sempre* funcionam.

Interatividade
A melhor definição para webwriting é "redação online criativa". Deixar o vício (e a necessidade) da rapidez para trás é essencial para quem quer escrever para a Web.

Ortografia
O público internauta não tolera textos com erros de ortografia. Revise-os mil vezes antes de apresentá-las, e volte a passar os olhos esporadicamente no que produziu.

Mais sobre: site desenvolvimento
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo