Compactando PHP com GZIP

Hoje vou demonstrar como fazer compactação de um site utilizando o GZIP de seu servidor. Isto foi uma dica dada por um amigo...

Por Programação Pular para comentários
Compactando PHP com GZIP
Olá caro leitor. Hoje vou demonstrar como fazer compactação de um site utilizando o GZIP de seu servidor. Isto foi uma dica dada por um amigo que não direi o nome, né (Lio).

Requisitos:



* Biblioteca GZIP instalada em seu servidor.


Função:




ob_start( 'ob_gzhandler' );
?>


ob_gzhandler() é chamado para ser usado como uma função de callback ob_start() para facilitar o envio de dados gz-encoded para browsers que suportam páginas comprimidas. Antes de ob_gzhandler() enviar dados comprimidos, ela determina qual o tipo de códificação de conteúdo que o browser irá aceitar ("gzip", "deflate" ou nenhum) e irá retornar a sua saída de acordo. Todos os browsers são suportados já que é dever do browser enviar o cabeçalho correto indicando que ele aceita paginas comprimidas.

Utilização:



Está função deve ser chamada antes de qualquer linha de seu código. Portanto adicione-a na primeira linha de sua página principal.

Resultado:



Testamos o site, através do endereço:
http://www.gidnetwork.com/tools/gzip-test.php

No campo digite a URL de seu site, e veja o resultado.
No Oficina da Net o resultado foi o seguinte:
Compactando PHP com GZIP

Com o Oficina resultou em 78,9% de compactação, o que resulta em torno de 40Kbs a menos de tráfego por abertura de página, o que é um grande resultado. Faça testes em sua página e poste o comentário sobre o resultado aqui.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários