Compactando PHP com GZIP

Hoje vou demonstrar como fazer compactação de um site utilizando o GZIP de seu servidor. Isto foi uma dica dada por um amigo...

Por | @nmuller99 Programação
Olá caro leitor. Hoje vou demonstrar como fazer compactação de um site utilizando o GZIP de seu servidor. Isto foi uma dica dada por um amigo que não direi o nome, né (Lio).

Requisitos:



* Biblioteca GZIP instalada em seu servidor.


Função:




ob_start( 'ob_gzhandler' );
?>


ob_gzhandler() é chamado para ser usado como uma função de callback ob_start() para facilitar o envio de dados gz-encoded para browsers que suportam páginas comprimidas. Antes de ob_gzhandler() enviar dados comprimidos, ela determina qual o tipo de códificação de conteúdo que o browser irá aceitar ("gzip", "deflate" ou nenhum) e irá retornar a sua saída de acordo. Todos os browsers são suportados já que é dever do browser enviar o cabeçalho correto indicando que ele aceita paginas comprimidas.

Utilização:



Está função deve ser chamada antes de qualquer linha de seu código. Portanto adicione-a na primeira linha de sua página principal.

Resultado:



Testamos o site, através do endereço:
http://www.gidnetwork.com/tools/gzip-test.php

No campo digite a URL de seu site, e veja o resultado.
No Oficina da Net o resultado foi o seguinte:
Compactando PHP com GZIP

Com o Oficina resultou em 78,9% de compactação, o que resulta em torno de 40Kbs a menos de tráfego por abertura de página, o que é um grande resultado. Faça testes em sua página e poste o comentário sobre o resultado aqui.

Mais sobre: gzip, php, compactacao php
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.