Introdução ao VMWare (Virtualização)

Como primeira matéria, vou falar um pouco de virtualização. Utilizarei 4 matérias para poder explicar, como configurar e utilizar o VMWare que será o nosso software para criarmos nosso ambiente de teste e que será necessário para nossos futuros tutoriais, matérias e/ou testes. Além de poder ser útil para os outros colunistas, quando assim se fizer necessário. [[I]B]“Entre estas matérias estarei adicionando o que há de novidades e o que estará por vir no mundo da tecnologia. Tais como Reviews, Comparações, Benchmarks, Processadores, Placa Mãe, Memória, Placa de vídeo, etc.”[/B][/I]

Introdução ao VMWare (Virtualização)

Virtualização nada mais é que substituir um desktop/servidor físico devidamente montado e com sistema operacional e o transportar para uma VM (maquina virtual), preservando todas as suas características. Ou seja, você somente terá uma única máquina para substituir seu ambiente de produção ou no caso dos usuários domésticos, para criar um ambiente de testes, e poder utilizar vários sistemas operacionais em uma única máquina, não consumindo um alto nível de CPU e memória.














Porque virtualizar?
Hoje como já se sabe, os usuários buscam cada vez mais o conhecimento, isto vem impulsionado pela grande demanda de equipamentos, aplicativos e sistemas operacionais, nos quais se exige cada vez mais uma máquina poderosa, para poder se extrair o máximo proveito de seus recursos. Claro que para isto, é necessário se investir e nem sempre temos o capital necessário para acompanharmos a demanda do mercado. Por isso temos que buscar soluções alternativas a está realidade. E uma delas é a virtualização, no qual reduzimos nossos custos de forma considerável.
Hoje para montarmos um ambiente virtualizado de teste, não precisaremos mais do que a seguinte configuração.
Processador P4 ou AMD (mínimo 1.2GHZ)
Memória 512MB
HD de 40GB
Leitor de CD (Preferencialmente Combo-Drive)

Como puderam notar não é uma máquina, muito potente e nem de custo elevado, mas que suportará tranquilamente de duas a três máquinas virtuais rodando juntas. Hoje se adquirirmos esta configuração no mercado não gastaremos mais que R$1000,00 (Mil Reais).

Veja esta configuração sem monitor.
Processador AMD S754 Sempron 2500+ 1400MHz 256KB 64Bits - Box
195,00
MB A64 S754 Gigabyte GA-K8VM800M BR
209,00
Memória DDR400 512MB Kingston VALUERAM - KVR400X64C3A/512
239,00
Combo Interno LG GCC-4521B - OEM
109,00
HD 80GB ATA Samsung - SP0842N
179,00
(Valores retirados do site WAZ)

Utilizaremos o sistema operacional Windows XP Professional como base para iniciarmos a configuração do VMWare.
Utilizaremos o VMWare Server, por ser grátis e de fácil aprendizado e instalação.
Download VMWare VMWare

Vou explicar brevemente algumas nomenclaturas que utilizaremos nas próximas matérias, estas explicações serão melhores entendidas mais a frente quando estivermos utilizando o software.
VM’s - É a abreviação para Virtual Machine (Máquina Virtual)
VMX - É o arquivo onde contem as informações de configurações da sua VM
VMDK - É o disco (HD) de sua VM

Na próxima matéria, já iniciaremos a parte de instalação e configuração do VMWare Server.

Até mais pessoal...
...:::: THIAGO COSTA RODRIGUES ::::...
[email protected]

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Review Avell B.ON: O notebook mais bonito que já testei
Notebooks

Review Avell B.ON: O notebook mais bonito que já testei

Testar produtos novos sempre encanta, mas quando eles são realmente bonitos, nossa aí é melhor ainda. Será que ele também é bom para trabalhar?

Como criar fontes TTF utilizando o CorelDraw - Parte 01
Softwares

Como criar fontes TTF utilizando o CorelDraw - Parte 01

Aprenderemos a criar nossas próprias fontes True Type Font (TTF), conhecidas como “fontes verdadeiras”, faremos isso no CorelDraw, pois nos permite utilizar imagens variadas, como gravuras de livros e desenhos que podem ser scaneados ou vetores do próprio Corel.

Introdução ao Delphi/Preparação da interface para futuros exemplos
Programação

Introdução ao Delphi/Preparação da interface para futuros exemplos

Introdução ao ambiente de desenvolvimento delphi e preparação da interface basíca que será utilizada para os proximos exemplos (Formas de conexões - Delphi e Banco de Dados [BDE, DBExpress,ADO,IBx])