Olá amigos da oficina da net, primeiramente gostaria de dizer que e um enorme prazer estar contribuindo com uma coluna neste que com certeza será um site referencia em conteúdo tecnológico.

A princípio tinha programado para meus 4 primeiros artigos uma abordagem sobre Delphi e formas de conexões com banco de dados, seriam 4 formas diferentes, divididas em 4 artigos, sendo estas formas, BDE, DBExpress, ADO e IBX. Porem após algumas sugestões resolvi fazer do meu primeiro artigo uma introdução a linguagem delphi, e aproveitando para criar o formulário básico para os próximos exemplos.

Primeiramente gostaria de dar uma breve noção/introdução teórica do Delphi:

Delphi: O ambiente delphi foi criado pela Borland Software Corporation, utilizando a linguagem Object Pascal com extensões orientadas objetos. O delphi atualmente não se destina mais a somente plataformas microsoft Windows, agora também desenvolve se aplicações nativas para Linux com a ferramenta Kylix e para plataformas .NET com as implementações de seus frameworks em suas mais novas versões.
O Delphi e largamente utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop e aplicações multicamadas (cliente/Servidor), compatível com os banco de dados mais conhecidos no mercado. Como uma ferramenta de desenvolvimento genérica, o Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projetos, abrangendo desde serviços a aplicações WEB e CTI.


Partindo a pratica:

Vou utilizar o Borland Studio 2006 para desenvolver o exemplo deste artigo, lembrando que todas as ferramentas e funcionalidades que usarei neste exemplo, também estão disponível nas versões anteriores do delphi, porém aconselho a utilização do delphi 7 ou superior.

Para iniciarmos, abra o borland delphi, clique em File - New -  VCL Forms Applications (Delphi for win32)



Automaticamente aparecera um novo formulário, Clique em SaveAll
  , para unit vou dar o nome de uMain e para o projeto darei o nome de CadastroPessoas, salve em uma pasta de sua preferência.

Vamos agora alterar algumas propriedades do formulário já criado, Clique no formulário e altere no object Insepctor (F11) a propriedade Name, alterando-a para “FrmMain”, logo após encontre a propriedade Caption e a altere para “Sistema de Cadastro de Pessoas”.  Seguindo, Altere a propriedade Position para  DesktopCenter e propriedade BorderStyle para bsSizeToolWin. Pronto ! A configuração  básica do formulário foi realizada.



Descrição/Funcionalidades das propriedades alteradas:

Name    : Esta propriedade refere se ao nome do objeto formulário.
Caption : Seria o rotulo/Descrição (String) do formulário, note que o que for escrito nesta propriedade aparecera no topo do formulário.
Position : Quando definimos DesktopCenter nessa propriedade, estamos simplesmente setando o formulário para que seja exibido no centro da tela.
BorderStyle : É o modelo de borda do formulário, o modelo bsSizeToolWin irá retirar as opções de maximização e minimização do formulário, deixando apenas a opção de fechar (opção do programador).

Nosso Próximo passo e inserir um componente do tipo TPanel, este se encontra na paleta Standard. Clique no componente na paleta e o arraste até o formulário, vá ao object inspector e altere as seguintes propriedades do componente Panel, na propriedade caption limpe o texto, deixando o em branco, logo após encontre a propriedade Align  a altere para alClient. O “forro”  do formulário esta pronto, ressaltando que isso e apenas uma técnica de acabamento da interface.



Descrição/Funcionalidades das propriedades alteradas:

Caption : Rotulo/Descrição  (String) do componente  TPanel, repare que o mesmo não tem nenhuma descrição pois a retiramos, deixando a propriedade em branco.
Align     : Esta propriedade se refere ao alinhamento do componente


Seguindo na criação do nosso exemplo, vamos arrastar até o formulário um componente do tipo TMainMenu que também se encontra na paleta Standard. Dê um clique duplo sobre o mesmo, simplesmente alterando as propriedades Caption, desenhei um menu similar a figura abaixo.





Dê um clique duplo sobre o item “Sair”, o delphi abrirá o ambiente de código,
Digite seguinte código para o procedimento:



// Codigo a ser digitado como mostra a figura acima !
FrmMain.Close();


Dê o clique duplo sobre o item “Cadastro” que esta dentro da opção de menu “Pessoas”. Novamente a área de código será aberta, digite seguinte código para este procedimento.



// Codigo a ser digitado como mostra a figura acima !
Application.CreateForm(TFrmCadastro,FrmCadastro);
FrmCadastro.ShowModal;
FrmCadastro.Free;


Perceba que estamos adiantando a codificação, fazendo uma chamada de um formulário de nome FrmCadastro que ainda não existe, por isso nosso próximo passo irremediavelmente será a criação deste novo formulário.

Vá ao menu file - New - Form (Delphi Win32). Um novo formulário será acrescentado ao projeto, clique em SaveAll
, darei o nome desta segunda unit de FCadastroPessoas.

  


Vamos fazer as mesmas modificações e técnicas básicas que foram aplicadas ao formulário principal, contudo não iremos acrescentar o componente TMainMenu, já que esta tela não terá nenhum menu, o formulário ficara parecido com a figura 3 . Lembrando que o name deste novo formulário devera ser obrigatoriamente FrmCadastro, deixo as outras propriedades a cargo de vocês programadores.

Neste novo formulário iremos acrescentar 3 novos tipos de componentes no nosso exemplo, o primeiro será o DbNavigator o mesmo se encontra na paleta Data Controls, mude a opção Align para alTop. O próximo componente a ser acrescentado e um componente do tipo TDBEdit, que também esta na paleta Data Controls. Acrescente 4 DBEdit ao formulário e faça o alinhamento/posicionamento de sua preferência. Prosseguindo com nosso exemplo, iremos utilizar o componente do tipo TLabel, assim como o DBEdit acrescente 4 Label ao Form (Paleta Standard), modifique a propriedade caption dos mesmos para “Código Interno”, “Nome”, “Apelido”,”Idade” . O form ficará com aparecia similar a figura abaixo:

  


Para criarmos o executável do projeto de um ctrl + F9, o delphi irá criar um arquivo .exe na pasta aonde foi salvo o projeto, ou simplesmente de um F9 para compilar e executar o projeto.

Aqui terminamos o nosso primeiro exemplo, a introdução ao delphi e implementação de uma interface “simplerríma”. Ressaltando que esta até o momento não tem nenhuma funcionalidade, serviu apenas para introdução ao ambiente de desenvolvimento delphi e criação da nossa interface gráfica que será a base de nosso próximos exemplos  (Conexão com banco de dados).

Agradeço a todos e me ponho a disposição de qualquer um para tirar dúvidas (leandrosilva01@globo.com). Ate a próxima pessoal !