A linguagem PHP II

Segundo artigo que conclui a introdução e partindo para o básico

Por | @oficinadanet Programação
Bom, sabemos como o PHP trata as informações, que foi escrito no target="_blank">artigo anterior, agora vamos um pouco mais adiante.

O PHP surgiu graças a home-page pessoal de Ramus Lerdorf, que queria ver quem estava acessando a sua página, mas isso em 1994, já em 1995 outras pessoas utilizavam esse método e foi conhecida como Personal Home Page Tools, traduzindo ferramenta para página pessoal, já em 1996 os usuários pelo mundo cresceram um pouco entre uns 15.000 sites e em 1997 já eram em torno de 50.000, em 1998 eram 100.00, em 1999 eram mais de um milhão e a partir daí não parou mais, pois esse ano que o PHP explodiu. E hoje o PHP tem uma outra definição, e para concluir podemos dizer que: PHP - um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”, linguagem de programação embutida no código HTML utilizada para web dinâmicas, é considerada de fácil entendimento, mas também considerada poderosa orientada a objetos, e que atualmente se encontra na versão 5.0.

Ok, vamos fazer um “Hello world”?

Mas antes, vou falar das instalações do PHP, pois é considerada por alguns usuários muito difícil, mas por outros usuários “normal”, mas por mim é considerado difícil, mas normal (entendeu?). Para rodar o PHP primeiramente é necessário o servidor web, por exemplo, o Apache que você pode baixar no site www.apache.org/, mas isso não impede de você usar outro servidor web, e necessita também de um interpretador PHP no site www.php.net/ , após o download é só instalar e configurar. Mas aí que muitos encontram dificuldades, eu particularmente uso um software que faz toda a instalação e fica pronto para o uso, o Easyphp, no site www.easyphp.org/, que se encontra atualmente na versão 1.8, que já instala o PHP 4.3, Apache 1.3, MySQL 4.1 (Olha nosso banco de dados aí) e um gerenciador do banco o phpMyAdmin 2.6, mas a escolha é de cada um, se você quiser pode baixar todos separadamente e instalar normalmente.

Instalando o EasyPHP 1.8

1. Após o download execute o Easyphp e escolha o idioma e OK.
2. Clique “seguinte” e aceite o contrato.
3. E só clique de novo em “seguinte” até começar a instalação.
4. O Easyphp vai “startar” e pedir uns updates e pronto, é só salvar suas web na pasta /www dentro do diretório do Easyphp e ok.
Após a instalação do Easy um ícone vai ficar te incomodando na sua barra do iniciar, se “startou” clique neste ícone, e veja o menu:
Local Web: todos os arquivos que se encontra na pasta /www, lembre-se deste nome é pasta root.
Administration: digamos que seja um Alias, um direcionador para um projeto.
Explore: é a pasta root só que visto em pastas. rsrsrs.

Ok, vamos fazer um “Hello world”?

Se tudo está ok, servidor web trabalhando, servidor reconhece os arquivos php, de quebra já instalamos o banco e um gerenciador de bancos, nada nos impede de fazer um script de teste, vamos lá.




       Título


//comando usado para imprimir na tela.
echo “Hello world!”;
?>



No próximo artigo pretendo mostrar comando básicos da linguagem, funções básicas, por enquanto só o básico.

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários