Ué, o que é semântica de verdade?

Algum tempo atraz havia uma grande movimentação dos desenvolvedores para transformar tudo em tableless, css, etc. Legal, bom, o tableless teve realmente seu papel importante para enfiar na cabeça de pessoas como eu, o que era web standarts, padrões, acessibilidade, e coisas do genero.

Por | @oficinadanet Programação
Boa tarde,

Bom pessoal, algum tempo atraz havia uma grande movimentação dos desenvolvedores para transformar tudo em tableless, css, etc. Legal, bom, o tableless teve realmente seu papel importante para enfiar na cabeça de pessoas como eu, o que era web standarts, padrões, acessibilidade, e coisas do genero. E sim admito! eu era burrinho nessa parte!

Agora entra-se em uma discussão sobre a semântica, o que mostra uma evolução realmente no desenvolvimento web, vendo que agora layouts são mais que divs pra lá e pra cá, não é? No tópico target="_blank">HTML é Semântico do blog Pinceladas da web, que diz coisas sobre a semântica que é interresante conhecer. Alguns pontos citados são:

Os Sistemas de buscadores entendem tanto html como xhtml, o html permite h1, strong e todas as tags do xhtml, pois já existiam no html.

Estrutura de marcação de xhtml continua a mesma coisa, nada de novo, tudo igual, porem existem diferenças em tags orfãns, como img  que deve ter uma barra "/" para ser fechada, porem caso essa regra não seja seguida, existe a compilação e renderização sem problema algum, porem não irá validar, e você terá erros no seu código.

"XHTML não separa melhor o conteúdo da estrutura. Para aqueles que tem terror da tag font, vale lembrar que esse elemento não é permitido seguindo o DTD do HTML 4.01 Strict, quem dirá então o DTD do XHTML 1 Transitional. O DTD do XHTML 1 Transitional é o mesmo do HTML 4 Transitional só que reformulado para funcionar como XML, e o mesmo acontece com as DTD do HTML 4 Strict e XHTML 1 Strict." Essa são as próprias palavras do blog!


By http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2006/08/04/html-e-semantico/


Agora você imagina o que é semântica no real sentido da palavra?


se.mân.ti.ca   sf   (gr semantiké, de sema)

1 Ling Estudo da evolução do sentido das palavras através do tempo e do espaço; semiótica, semiologia, semasiologia, sematologia: caderno, rival, torto, que no velho português significavam respectivamente grupo de quatro objetos, convizinho do rio, dano, passaram a significar, no português moderno, reunião de folhas de papel, competidor, torcido; por outro lado, fumo e moço, que em Portugal significam vapor e criado, no Brasil têm respectivamente o sentido de tabaco e jovem. 2 Mil ant Parte da arte militar que compreendia o conjunto das disposições destinadas a fazerem mover as tropas por meio de sinais. S. descritiva: a que estuda a significação atual das palavras de uma língua. S. geral: a que estuda a relação entre as palavras e as coisas, ou seja, entre a linguagem, o pensamento e a conduta. S. histórica: a que trata das mudanças de sentido das palavras no correr dos tempos.


By  http://www2.uol.com.br/michaelis/indexdic.htm?busca=sem%E2ntica&busca2=sem%E2ntica

Nossa, tanta coisa ai, mas o que realmente procuramos na semântica voltada pra web? Esta na citação abaixo:
a que trata das mudanças de sentido das palavras no correr dos tempos.

A semântica na web traz sempre a mudança de sentido nas tags, a tag b por exemplo, foi quase que substituida por strong, e elas não tem a mesma finalidade de leitura nos leitores de tela, porém obtem o mesmo resultado visual, a fonte "negritada" como desejar. O Uso de strong vocẽ mostra que deve ser lida com mais força, não sei se lembram quando a professora de vocês ensinou fonética, que as palavras com acentuação, a parte com o acento deveria ser lido com mais força, é isso que acontece com strong, porem com a tag b é apenas negritado, e nada mais, não existe enfâse, força, berro ou coisas do genêro.

Situações em que a semântica aparece e ninguem percebe são em citações, que devem ser levadas com o maior cuidado, pois os leitores de tela sofrem com isso. As tags de citações são interresantes pois agente cita, deve indicar de onde veio aquele trecho, e a lingua em que foi escrito. Exemplo de citação escrita corretamente. pego da W3C


They went in single file, running like hounds on a strong scent,
and an eager light was in their eyes. Nearly due west the broad
swath of the marching Orcs tramped its ugly slot; the sweet grass
of Rohan had been bruised and blackened as they passed.





Existem outras formas de citações, veja qual melhor lhe convem. Seja em HTML, ou xHTML.

Agora do que adianta usar alt="" nas imagens? e não usar title="" nos links?

Agora é questão de você mesmo avaliar seu código, ou verificar se se questionar se tag que esta usando é realmente a tag correta a ser usada? Esse questionamento deve ser feito na hora de desenvolvimento.

Abraços
joaovagner.com.br -> http://www.joaovagner.com.br

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo