Aprenda como melhorar seu código

Aprenda com duas ferramentas do Dreamweaver como validar e como organizar o código da sua página.

Por | @oficinadanet Programação
Fala galera! hoje iremos ver duas ferramentas que são muito importantes para melhorar o código da sua página. Vamos lá.

Validando o código



Embaixo da aba propriedades (Properties) temos a aba resultados (Results).
Abrindo a aba results, temos algumas guias como Search, Reference, Validation, Target Browser Check, Link Checher e outros... Vamos clicar na guia Validation para validar nosso código.


Aprenda como melhorar seu código

Clicando na seta verde do lado (veja figura acima), vá na opção "Validate Current Document". Se o Dreamweaver pedir para salvar o documento primeiro, salve e depois execute. Após feito isso, você perceberá que ele irá gerar um relatório com os possíveis erros de validação da sua pagina e você mesmo poderá corrigi-los. Caso houver  erros, será exibido um hexágono vermelho conforme a figura abaixo:

Aprenda como melhorar seu código

Se aparecer um triângulo amarelo, o seu código está válido mas há algumas divergências, por exemplo, se o seu charset está definido para usar caracteres especiais como   (espaço), " (aspas) e você inseriu algum caractere acentuado ( á, à, ã, â, ä .... ) no código, ele irá citar uma recomendação conforme a figura abaixo:

Aprenda como melhorar seu código

Se aparecer "No errors or warnings found.", parabéns! o seu código está válido. Se quiser conferir, basta ir no site da W3C para testar.

Aprenda como melhorar seu código

Agora para finalizar:

Organizando seu código



Para arrumar seu código é só você ir na barra do lado e clicar no último item do menu. Clicando nele, vá em Apply Source Formatting e ele irá arrumar o código para você. Essa organização pode ser modificada indo em Preferences > Code Format. Lá você poderá modificar espaços, tabulações, recuos e outras configurações para organizar seu código. A imagem abaixo ajuda localizar a ferramenta.

Aprenda como melhorar seu código

Espero ter ajudado! Um abraço e até mais!  

Mais sobre: W3C, validação, código
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.