WEB 3.0

Muito foi se falado da WEB 2.0 (blogs rss entre outros) , e agora eu irei explicar mais uma evolução da WEB que é a WEB 3.0.

Por | @senhorvillela Programação
O assunto WEB 3.0 você já pode encontrar em alguns jornais, blogs, lógico que uns falam bem e outros já começam a criticar mas vamos agora entender o que é WEB 3.0.

Em alguns portais a WEB 3.0 é definida como a Web Semântica. Sistemas que conseguirão não só apresentar o dado ou informação, mas dar contexto a esse dado. Exixte um site que especifica ótimo o que é WEB 30.

"Imagine que o Google respondesse, precisamente, a seguinte questão: "preciso da configuração de um computador para jogos e edição de imagens?" Para isso, seria necessário que o Google, ou qualquer outro sistema, além de conhecer as configurações possíveis para micros, soubesse para que serve e qual a melhor aplicação de cada uma delas.

Para essa situação acontecer, é fundamental a criação de um segundo nível de informação, ou seja, a criação de dados que descrevem dados, ou os metadados.

Em curtas palavras: sistemas mais inteligentes e dados que descrevem dados, diz Daniel Monteiro (www.wikirus.com.br)"


Isso é WEB 3.0!

Para os desenvolvedores isso é muito bacana mas e para as pessoas? O que isso significa? Qual o valor disso?

Falamos muito da WEB 2.0, que muitos vivenciaram, um exemplo real é o uso do Orkut, Wikipédia, Gmail, RSS entre outros mas os que chamamos de pessoas normais que na verdade são os "usuários web" entram em seus e-mails mesmo sabendo se já esta na WEB 2.0, 3.0 ou não, inclusive vejo até alguns reclamando dos novos webmails, usam o Orkut como forma de contato ou até mesmo o Wikepédia como um site de pesquisa normal.

Resumindo a Web 3.0 seria a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet. WEB 3.0 nada mais é do que a evolução da WEB 2.0, isso pode parecer obvio mas não é não pois existe um alto grau de evolução.

Anderson Villela.

Mais sobre: web
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários