Automatize as rotinas de verificação de disco

Programas ajudam proteger seus dados de falhas no HD, mas é preciso executá-los.

Por | @senhorvillela Windows
Programar uma tarefa para controlar a verificação automática de falhas no disco rígido, a intervalos regulares, leva apenas alguns minutos. Primeiro, para checar seu disco manualmente, clique Iniciar, Executar (ou pressione a tecla Windows e depois a letra R) para abrir a linha de comando; digite cmd.exe /c echo ychkdsk c: /f /x e pressione Enter.

Para que você compreenda exatamente o que está sendo realizado, 'cmd.exe' é processador do comandos do Windows, que abre a janela de comandos do sistema operacional. O parâmetro ‘/c’ diz ao sistema para executar os comandos que seguem, incluindo o utilitário ‘chkdsk’, que examina os erros no seu drive.

Troque o ‘/c’ por ‘/k’ se você quer que a janela de comando do Windows continue aberta. Assim, será possível acompanhar a execução do utilitário e ver qualquer mensagem que possa aparecer.

Neste exemplo, estamos checando o drive C: com a função de correção (/f) e dizendo a ela para travar o disco (/x) se necessário enquanto é feito o mapeamento. As letras e switches do seu drive podem ser diferentes, digite chkdsk/? No prompt de commando para ver todas as suas opções disponíveis.

Importante: Se o drive a ser verificado é o mesmo onde está instalado o Windows, o comando não irá funcionar imediatamente porque o acesso ao disco deve ser exclusivo. A tarefa será feita na próxima vez que o sistema for inicializado. Esta é a parte onde o comando ‘echo y’ entra: ele manda uma resposta “Sim” (do inglês Yes -'y') para aprovar esta opção.

Automatize


Para fazer com que esse procedimento se torne automático (no Windows XP), clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Tarefas Agendadas. Dê um duplo clique em Adicionar Tarefa Agendada para iniciar o programa e clique em Avançar.

Na lista de aplicativos, selecione Prompt de Comando e clique Avançar. Se você não conseguir visualizar o Prompt de Comando na lista, clique em Procurar, encontre e selecione o arquivo ‘cmd.exe’ na pasta System32 do Windows e clique em Abrir.

Escolha um intervalo de tempo (mensal é uma boa opção) e clique Avançar. Especifique o horário, dia e mês, e clique Avançar novamente. Entre com o nome de usuário e senha que você usa para fazer login, e clique Avançar. Selecione Abrir Propriedades Avançadas para esta Tarefa Quando clicar Finalizar, e então clique Finalizar.

Com a aba Tarefas selecionada, edite o texto na janela Executar, para que ele fique assim: c:windowssystem32cmd.exe /c echo y|chkdsk c: /f /x (seus caminhos e opções podem ser diferentes). Clique OK, e entre seu nome de usuário e senha novamente. Finalmente, clique OK mais uma vez. Você talvez tenha que confirmar seu login e senha novamente.

Para executar a automatização de verificação do disco no Vista, selecione Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Tarefas Agendadas. Clique Continue no controle de conta de usuário do prompt. No painel de Ações na direita, clique Criar Tarefas. Use as caixas apropriadas para digitar o nome para a tarefa e, se quiser, uma descrição. Selecione Executar com Altos Privilégios e qualquer outra configuração que queira.

Escolha a aba Triggers e clique no botão Novo. Ajuste os intervalos para checar seu drive: Por exemplo, selecione Mensalmente, Selecionar Todos os Meses no menu de Meses, clique On e selecione Primeiro (First) na primeira opção ao lado direito do botão e Segunda-feira na segunda opção. Especifique o horário e outros ajustes se desejar, e clique OK.

Selecione a aba Ações e clique no botão Novo. Para ‘Programar/Script’ digite cmd.exe. Para ‘Adicionar Argumentos (opcional)’ digite /c echo y|chkdsk c: /f /x (suas opções podem ser diferentes). Clique OK. Finalmente, clique nas abas Condições e Configurações para ver se alguma das caixas de diálogo tem outros argumentos ou configurações que você queira especificar. Quando completar esses passos, clique OK.

Se você precisar editar as configurações mais tarde, selecione Biblioteca de Tarefas Agendadas no canto esquerdo do Tarefas Agendadas para ver suas tarefas na coluna do meio. Edite as configurações na parte de baixo da coluna central, ou dê um duplo clique no nome da tarefa para reabrir a caixa de diálogo.

Anderson Villela

Fonte. PC World

Mais sobre: windows
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo