As folhas de estilo

Por | @oficinadanet Programação
As folhas de estilo
Você pode definir regras de CSS em três lugares. E, por definição, pode utilizar uma combinação dos três métodos nos seus web sites. A maneira como as regras interagem entre si está relacionada à parte "em cascata".Os três lugares são: 1) em um documento separado fora de todos os documentos HTML, 2) no cabeçalho de um documento HTML e 3) dentro de uma tag de HTML. Cada um destes métodos tem um nome e afeta as páginas HTML em seu site de um modo diferente, como discutido aqui:

Externo - Externo significa que você coloca as regras de CSS em um arquivo separado, e então sua página HTML pode fazer um link para esse arquivo. Essa abordagem lhe permite definir regras em um ou mais arquivos que podem ser aplicadas em alguma página do seu web site.

Incorporado - Incorporado significa que você especifica as regras de CSS no cabeçalho do documento. As regras incorporadas afetam somente a página atual.

Inline - Inline significa que você especifica as regras de CSS dentro da tag de HTML. Essas regras afetam somente a tag atual.

Estilos externos

Para definir um conjunto de regras de estilo que você pode facilmente aplicar em alguma página do seu site, é preciso colocar as regras em um arquivo de texto. Você pode criar este arquivo com um editor de textos simples, como o Notepad do Windows, e dar ao nome desse arquivo a extensão .css.

Sempre que quiser utilizar esses estilos em uma nova página, basta colocar uma tag no cabeçalho que referencie esse arquivo .css.Veja o exemplo:

Arquivo meu_estilo.css

        H1 {font-family: 'Comic Sans MS';
        font-size: 36pt;
        color: blue}

        P {font-family: 'Courier';
        margin-left: 0.5in}

Agora, para utilizar os estilos definidos neste arquivo .css você precisa adicionar a tag a seguir ao cabeçalho da página, onde nome_do_arquivo é uma referência absoluta ou relativa ao arquivo .css.

        

OBS: Você deve inserir este texto entre as tags ... e colocar a localização correta do seu arquivo e seu nome.

Estilos incorporados

Se quiser criar um conjunto de estilos que se aplicam a uma única página, você pode configurar os estilos exatamente como fizemos no exemplo dos estilos externos - mas em vez de colocar as tags e as regras em um arquivo separado, coloque estas tags na própria página HTML. A estrutura básica de uma página da web que utiliza estilos incorporados é semelhante ao seguinte código:

        
        
        Exemplo Estilos Incorporados
        
        

Estilos inline

Os estilos inline são os que têm menos efeitos. Eles afetam somente a tag atual - não outras tags na página e tampouco outros documentos. A sintaxe para definir um estilo inline é a seguinte:

        

        Exemplo:

Note que em vez das tags , você apenas utiliza um atributo STYLE dentro da tag para definir o estilo. E, em vez de colocar as regras de CSS entre colchetes, você as coloca entre aspas, separando-as com ponto-e-vírgula como de costume.

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários