A linguagem PHP

Uma prévia dessa linguagem que só tende a crescer.

Por | @oficinadanet Programação
Bom, estou aqui para falar sobre a linguagem PHP, mas antes de entrar a fundo neste assunto vamos começar a ver tópicos relacionados para entender melhor, não adianta você programar uma linguagem sem antes saber como surgiu, para que surgiu, o que precisa e como usá-la, espero que vocês gostem deste artigo, e estão livres para dar opiniões e sugestões mandando para o e-mail alxac@msn.com.

Client-side e Server-side
Client-side scripts ou script do lado do cliente, são responsáveis pelas ações ou resultados executados no browser, sem contato nenhum com um servidor. Uns exemplos que eu poderia dar é imagens e textos que mudam com o passar do mouse, mas para entendermos melhor, um outro exemplo é o JavaScript, que o código é executado no browser, seja o passar do mouse, um clique ali e outro aqui, se você procurar o código do evento, seja com o botão direito do mouse em cima da página ou lá na barra de ferramentas na parte de “Editar”, você pode ler o código e achar o evento da página ou botão.

Server-side script ou script do lado do servidor diz tudo, contato com um servidor, a diferença é que se você tentar pegar o código não vai conseguir, você sabe o porque? Bom, a resposta é a seguinte, a página que contem um server-side script, é processado em um servidor onde processa todo o conteúdo e a resposta é dada em HTML puro, e em tempo real, só para você ter uma idéia faça um teste, tente ver o código de uma pagina em PHP, sabendo que as tags são “”. Agora imagine como seria, a internet hoje se não fosse as paginas dinâmicas, que há uma interação com o usuário, onde há um “dialogo” entre o usuário e a internet.

Legal, nos chegamos neste ponto onde conhecemos o server-side, mas como fazer para enviar, ou processar ou, como fazer essa tal página dinâmica? Será fácil? Quanto eu pago por isso? Servidor web em casa? Eu posso? Site com banco de dados?

Todas essas perguntas se resumem a uma palavra ou uma linguagem, o PHP (acho que estou exagerando). Tá, o que é PHP?

PHP é uma linguagem interpretada, que permite criar páginas dinâmicas, com uma interação com o clinte/usuário através de formulários, links, e muito mais, o código PHP é embutido no código HTML e quando o seu servidor se depara com a tag do PHP, “
Legal, é muito interessante, ele atua em 60% da web mundial, mas para terminar a super propaganda “PHP”, fica outra questão, mas como faço para instalar e por a mão na massa? Olha, isso só na próxima, quando falarmos um pouco da historia, primeiro código, e um resumo do que vimos.


fonte:www.cipsga.org.br e php.net

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários