Produzindo Apresentações de Slides com Estilo

Esse artigo mostra algumas dicas para montar uma apresentação de slides bem dinâmica e interessante.

Por | @jonathanlamimkt Programação
A apresentação de slides é muito comum hoje, seja em reuniões ou em palestras. O grande problema é como essas apresentações são montadas. Mara aparecida Bertoni (professora de informática do SENAC – SP) sugere a seguinte regra conhecida como 10,20 e 30:

“10 slides apresentados em 20 minutos e com fontes no tamanho 30.”

Você pode ir além dessa regra, mas cuidado para não exagerar, o exagero poderá ser prejudicial à sua apresentação.

Quando trabalhar com gráficos, não os carregue de cores, desenhos, texturas ou outros excessos desnecessários. Os efeitos devem ser usados para fazer com que as pessoas se prendam ao tema da apresentação e não para afastá-las dele.

A fonte deve ser a mais adequada ao tema, não use fontes exóticas ou bordadas, pois quem estiver na última fila não conseguirá ler.

Os textos longos devem ser evitados, escreva apenas palavras-chave pra expor o seu raciocínio. Se fosse para as pessoas lerem o que está escrito nos slides você enviaria os textos para elas por e-mail.

Depois que você organizar as idéias, teste a sua apresentação para alguém que não participou da montagem dela. Dessa forma é possível avaliar a apresentação levando em consideração se o tempo de cada slide é suficiente para a leitura, compreensão e exposição das idéias. Não se esqueça de fazer a correção ortográfica dos textos, evitando assim constrangimentos na hora da apresentação.

Os slides não devem ser uma cortina para que o apresentador se esconda atrás dela. A atenção deve estar sempre voltada ao apresentador, que utilizará os slides para pontuar informações.

Caso a apresentação fique muito extensa, além de 20 minutos, divida-a em blocos e coloque entre eles alguma atividade. Faça perguntas à platéia ou forme grupos para desenvolvimento de alguma atividade.

Chegamos ao final do artigo, mas para encerrarmos o assunto, deixo a frase do consultor criativo André Czarnobai.

“Quem promove surpresas e aposta no inesperado sempre arranca as melhores reações da platéia. Por outro lado, a platéia boceja quando tudo é muito previsível.”

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários