Eis que surge um novo idioma

“O internetês é uma linguagem surgida no ambiente Internet, baseada na simplificação informal da escrita, com o objetivo principal de tornar mais ágil, rápida, a comunicação, fazendo dela uma linguagem taquigráfica, fonética e visual.”

Por | @jonathanlamimkt Programação
Desde que surgiu a comunicação por mensagens instantâneas (bate-papo online) e via celular (torpedos) que a necessidade de ser rápido e objetivo fez com que as palavras e expressões fossem abreviadas, nascendo assim uma nova forma para a escrita das palavras e expressões.
Independente do país em que se vive, ou do idioma em que se fala, a redução das palavras e expressões é muito importante na comunicação online e via celular. Na comunicação on-line (bate papo) ela gera rapidez, e na comunicação via celular (torpedos) ela é necessária, pois a quantidade de caracteres para uma mensagem é pequena.
Atualmente o “Internetês” tem sido trabalhado até nas escolas, pelos professores de gramática e língua portuguesa, uma vez que os alunos estão misturando a grafia das palavras com o “Internetês”. Aqui no Brasil os professores têm feito um trabalho de conscientização com os alunos mostrando a importância das linguagens, mas ensinando que é preciso se policiar quanto ao uso do “internetês”, pois ele pode prejudicar o desempenho do aluno em relação à língua portuguesa.
Karine Nobre define o internetês da seguinte forma: “O internetês é uma linguagem surgida no ambiente Internet, baseada na simplificação informal da escrita, com o objetivo principal de tornar mais ágil, rápida, a comunicação, fazendo dela uma linguagem taquigráfica, fonética e visual.”
O “Internetês” está crescendo tão rapidamente que na internet já é possível encontrar dicionários que transformam a linguagem formal em “internetês”, um exemplo disso está em target="_blank">http://aurelio.net/web/miguxeitor.html, um dicionário on-line que converte palavras e textos para o “Internetês”.
Entre você também nessa onda, mas cuidado onde você irá utilizar esse novo “idioma”, pois pode te trazer muita dor de cabeça.

Até a próxima!!!

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo