SQL Server

SQL Server é um gerenciador de Banco de dados relacional feito pela Microsoft. É um Banco de dados robusto e usado por sistemas corporativos dos mais diversos portes

Por | @oficinadanet Programação
O MS SQL Server é um gerenciador de Banco de dados relacional feito pela Microsoft. É um Banco de dados robusto e usado por sistemas corporativos dos mais diversos portes. Sua versão atual é a 2005. Entre os novos recursos está a integração com o Framework .Net, que possibilita construir rotinas utilizando as linguagens do .Net como VB.Net e C#.

O MS SQL Server funciona apenas sob algumas das várias versões do sistema operacional Windows, da Microsoft, ao contrário de seus grandes concorrentes, Oracle e Postgres, que funcionam em diversas plataformas e sistemas operacionais diferentes.

Possui ferramentas de gerenciamento embutidas:
    * MS SQL Enterprise Manager. Uma consola central que integra a maioria das funções que um DBA pode utilizar para configurar e gerenciar o banco.
    * Query Analyzer. Permite executar queryies e auxilia o gerenciamento, inclusive para tunning
    * Profile. Uma espécie de Trace, que exibe os comandos que o gerenciador está executando.

Algumas funções do SQL Server:
    * Trigger
    * Stored procedure
    * SQL User Function
    * Extended Stored Procedure


Trigger:
Gatilho ou trigger é um recurso de programação presente na maioria dos sistemas de gerenciamento de banco de dados, utilizado para associar um procedimento armazenado a um evento do banco de dados (inclusão, exclusão, atualização de registro, por exemplo) de modo que o procedimento armazenado seja executado automaticamente sempre que o evento associado ocorrer.

É muito utilizada para ajudar a manter a consistência dos dados ou para propagar alterações em um determinado dado de uma tabela para outras. Um bom exemplo é um gatilho criado para controle de quem alterou a tabela, nesse caso, quando a alteração for efetuada, o gatilho é "disparado" e grava em uma tabela de histórico de alteração, o usuário e data/hora da alteração.
ex.:
CREATE TRIGGER nome_do_gatilho ON dono.Nome_da_tabela
FOR INSERT (ou UPDATE ou DELETE)
AS
Codigo para execucao


Stored Procedure:
Procedimento armazenado ou Stored Procedure é uma coleção de comandos em SQL para gerenciamento de Banco de dados. Encapsula tarefas repetitivas, aceita parâmetros de entrada e retorna um valor de status (para indicar aceitação ou falha na execução). O procedimento armazenado pode reduzir o tráfego na rede, melhorar a performance, criar mecanismos de segurança, etc.

Exemplo: (MS-SQL Server)

Create  procedure busca
@nomedebusca varchar (50)
as
select nome1, nome2
from nome_da_tabela
where nome = @nomedebusca


Características dos Procedimentos no MS-SQL Server
    * Procedimentos do Sistema - Armazenadas no banco de dados Master, são identificadas com o prefixo sp_ , executam tarefas administrativas, podem ser executadas em qualquer banco de dados.

    * Procedimentos Locais - São criadas em bancos de dados do usuário.

    * Procedimentos Temporárias - Locais devem começar com #. Globais devem começar com ##.

    * Procedures Remotas - Apenas por compatibilidade. No seu lugar se usa Queries distribuídas.

    * Procedimentos Estendidas - São implementadas como .DLL e executadas fora do ambiente do SQL Server. Identificadas com o prefixo xp_.

Extended Stored Procedure:
Extended Stored Procedure permite a integração de programas escritos em C/C++ e o Microsoft SQL Server. As extended stored procedures ou xps após instaladas no servidor são invocadas normalmente com a mesma sintaxe de Stored Procedures escritas em Transact SQL.

Existem diversas xps distribuidas juntamente com Microsoft SQL Server, elas são instaladas no banco de dados master e começam com o prefixo xp_.

Fonte: Wikipédia

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários