3 MOTIVOS PARA DEIXAR O SEU SITE ACESSÍVEL

As vantagens de possuir um site nas recomendações da W3C

Por | @oficinadanet Programação

Em um belo dia montando um site para um cliente fui pego de surpresa com alguns termos que invadiam a web entre eles: web semântica, padrões web, acessibilidade web, etc...
Mais afinal que raio de termos eram esses??

Quais vantagens teria em não usar as famosas tags

para estruturar os meus layouts? Deixando o maravilhoso modo gráfico do dreamweaver para mergulhar de cabeça em formatações via CSS e estruturas pelo XHTML?

Os Web Standards nada mais é do que a padronização na construção de web sites, significa acessibilidade. Hoje a internet parece um mundo sem lei, cada um cria o seu próprio conceito na estruturação do HTML, tente, por exemplo, criar um site pelo Dreamweaver e abri-lo no Front Page, o resultado será drástico, tanto como a Adobe e a Microsoft criaram os seus próprios métodos para criar sites.

Os padrões web vieram para acabar com isso, tendo somente um padrão para criar sites. Uma internet acessível a todos.

OS 3 MOTIVOS PARA SE TORNAR ACESSÍVEL

1) VISÍVEL A TODOS - Acessibilidade web significa que todos e qualquer dispositivo consiga visualizar o seu site, existem milhares de pessoas com problemas visuais que utilizam a internet, navegam pela web com programas que interpretam somente códigos acessíveis, tornado a internet praticamente impossível quando os sites não seguem as normas da acessibilidade web.

Existe uma Lei Federal: Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, assinada pelo ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, decreto Lei n° 5.296, assinada em 3 de dezembro de 2004 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência  ou com mobilidade reduzida.

2) SER ACESSADO EM QUALQUER LUGAR - Muitos desenvolvedores web se justificam falando que o seu alvo central não são os deficientes visuais, por isso resistem as normas da W3C.

Em 2003 foi criado o site Connected Earth custou cerca de 1,6 milhões de dólares, porém seus desenvolvedores ignoraram os padrões web, o site era incompatível com qualquer navegador diferente do Internet Explorer, acarretando uma grande perca de clientes.

Muitos desenvolvedores esquecem que o ponto principal da acessibilidade é ter um site acessível a qualquer dispositivo, browsers, celulares, etc.. é estar visível sempre. Lembro-me de uma propaganda do Banco do Brasil na qual o tema era: Acessar sua conta de qualquer lugar, nas propagandas os clientes apareciam em locais inusitados usando aparelhos diversificados acessando suas contas.

Será que esse é a realidade da web brasileira?

3) GANHANDO DINHEIRO – “A visão do Google é exatamente a mesma que de uma pessoa cega”, célebre frase de Luís Henrique, especialista em padrões web.

Quando falamos em questões financeiras os padrões web podem influenciar e muito na nossa renda, possuir um site que não esteja nos padrões web pode custar centenas de acessos a menos. Já pensou estar nos primeiros lugares nos sistemas de busca do GOOGLE? Ultimamente em meu site www.michelferreira.com.br , recebo várias visitas através das mais variadas palavras chaves que os meus clientes buscam na internet, já pensou você vender livros na internet e ter o primeiro lugar na palavra chave “LIVROS”??

Aplicar os padrões web em seu site não significa automaticamente ser o primeiro lugar nos mecanismos de busca, mais você acaba tendo um código limpo facilitando muito a vida dos spiders e ganhando inúmeras posições.

Muitos designers criam maravilhosos banners, mais erram feio na hora de inseri-los no HTML um exemplo clássico:

3 MOTIVOS PARA DEIXAR O SEU SITE ACESSÍVEL

Vamos examinar o exemplo acima, o designer criou a imagem, e na hora de inserir o código pouco se importou em tornar-se visível para os mecanismos de buscas, o spider não consegue ler o que está escrito na imagem por isso, o que estiver escrito na imagem será necessário escrevê-lo no alt .

Toda a estutura do meu site www.michelferreira.com.br foi criado dentro das recomendações da w3c, fiquei em 2° lugar em um ranking com mais de 30.000 sites, no quesito acessibilidade web, vide o resultado: http://www.accesible.com.ar/examinator/?url=http://www.michelferreira.com

No próximo artigo vamos falar um pouco sobre semântica web.

Grande abraço.

Mais sobre: michelferreira
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.