Flex - ActionScript 3.0

O FB2(Flex Builder 2) não é exclusivo para programação Flex.Veremos neste artigo como programar em Action Script 3.0 utilizandoo FB2 que instalamos no meu artigo anterior.

Por | @oficinadanet Programação
O FB2(Flex Builder 2) não é exclusivo para programação Flex.Veremos neste artigo como programar em Action Script 3.0 utilizandoo FB2 que instalamos no meu artigo anterior.

Pré Requisitos
Para a compreensão completa deste artigo é necessário conhecimentode AS2(Action Script 2.0) e POO(Programação Orientada a Objetos), poiso AS3 é uma evolução do AS2 e agora é 100% POO, ou seja, todo código escrito,deve pertencer a uma classe.
Passo a Passo

1. Inicie o FB2 e vá em File=>New=>Action Script Project.
2. Digie HelloWorld em Project Name e clique no botão Finish.Esta será a tela resultante.
3. Para testar o arquivo, clique debug ,o FB irá compilar o código, gerando um HelloWorld.swf dentro da pasta bin eabrirá uma nova janela do navegador para testar.
4. Como o arquivo não possui nada, a tela estará vazia, apenas com seu fundo cinza azulado.Nenhuma mensagem de erro deve aparecer também. Para terminar o debug basta fechar o navegador,ou clicar no ícone vermelho de stop na aba Console do FB.
5. Veja as propriedades do arquivo SWF gerado. Ele possui apenas alguns poucos bytes de tamanho,exatamente como um arquivo vazio no Flash. Isto mostra que não existem nenhuma biblioteca ou frameworkcarregado automaticamente, como acontece em um projeto Flex.
6. Vamos analisar o código.

package {
    import flash.display.MovieClip;
    public class HelloWorld extends MovieClip {
       public function HelloWorld() {
       }
    }
}


A palavra reservada package define um pacote. Se várias classes em arquivos diferentes,são definidas em pacotes com o mesmo nome, elas então pertencem ao mesmo package.
Package é uma maneira inteligente de organizar código evitando conflito de classes.Por exemplo, eu posso criar uma classe chamada Quadrado e você também, mas para ambaspoderem ser usadas no mesmo projeto sem conflito de nomes, é preciso definí-las em pacotes com nomes diferentes.

Logo abaixo, o comando import diz que você deseja usar o pacote especificado. O caminho flash.display.MovieClip, diz que quero usar a Classe MovieClip que está no pacote display, que por sua vezestá no pacote flash.

Logo abaixo do import, crie um novo, digitando import e espaço. Uma janela se abrirá mostrando os pacotes existentes (flash, macromedia, mx). Digite flash e ponto. Uma nova janela se abre mostrando quais os pacotes existentes dentro de flash.

Organizando desta forma hierarquica, o código fica mais organizado facilitando seu uso. Por exemplo, todas as classes do flex, estão dentro do pacote mx, e todos os eventos, estão dentro do package flash.events.

O código abaixo, define uma classe chamada HelloWorld, que extende a classe MovieClip, assim como é feito no AS2.
public class HelloWorld extends MovieClip {
}


O código abaixo que está dentro da classe, define o Constructor, que é a função executada sempre que a classe é criada. A função construtor deve ter exatamente o mesmo nome da classe, inclusive diferença de maiúscula e minúscula, pois o AS é case-sensitive.
public function HelloWorld() {
}


Agora vamos aprender o comando que nos será o mais útil. O trace.Para usar o trace, agora você precisa importá-lo através do caminho flash.util.trace;Para usá-lo, é da mesma maneira que no AS anterior. Dentro do constructor, escreve um trace com a mensagem: "Constructor Executado".O código final será assim:
package {
    import flash.display.MovieClip;
    import flash.util.trace;
    public class HelloWorld extends MovieClip {
       public function HelloWorld() {
          trace("Constructor Executado");
       }
    } /* fecha classe HelloWorld */
} /* fecha package */



Execute com debug novamente. Você verá que nada acontece de diferente. Mas volte na interface do FB, e veja o painel Console. A tela deve ser semelhante a esta.A sua mensagem estará escrita lá, provando que o construtor da classe realmente foi executado.

Com esta introdução, você já está preparado para começar seus estudos com AS3. Estude pela documentação do AS3 clicando em Help=>Help Contents.

O melhor lugar para começar é analizando as mudanças do AS2 para o AS3. Para isso, acesse o seguinte caminho na documentação:

Flex Help=>Flex ActionScript and MXML Language Reference=>Appendixes=>AS2 to AS3 Migration

Veja abaixo um preview do que virá nos próximos artigos.
package {
    import flash.display.MovieClip;
    import flash.util.trace;
    public class HelloWorld extends MovieClip {
       public function HelloWorld() {
          trace("Constructor Executado");
          graphics.beginFill(0xFF0000);
          graphics.drawCircle(100, 100, 50);
          graphics.endFill();
       }
    } /* fecha classe HelloWorld */
} /* fecha package */



-------
Fonte e Direitos:
Mx Studio
Marcos Neves

Mais sobre: flex
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo