Elementos e Atributos

Tag é um código usado para marcar o início e, onde for requerido, o fim de um elemento HTML. Há, como exposto acima, tags de abertura e de fechamento.

Por | @https://twitter.com/santoseri Programação
2ª - Atributos das Tags

Tag é um código usado para marcar o início e, onde for requerido, o fim de um elemento HTML. Há, como exposto acima, tags de abertura e de fechamento. Uma tag de abertura é representada por sinal de menor ( < ), um nome de elemento HTML, e um sinal de maior ( > ) (ex. < p >) e deve ser colocada imediatamente antes do início do conteúdo do elemento. Uma tag de fechamento se diferencia de uma tag de abertura apenas por uma barra ( / ) antes do nome do elemento (ex. < /p >) e deve ser colocada
imediatamente após o fim do conteúdo do elemento.

Os Atributos servem para definir uma propriedade de um elemento HTML. Os atributos HTML devem ser colocados sempre na tag de abertura, logo após o nome do elemento, precedido de um espaço e é composto de um nome de atributo, um sinal de igual ( = ) e um valor de atributo, cercado por aspas duplas (” “) ou simples ( ‘ ).

tag define o corpo ( body ) de uma página HTML. No exemplo seguinte adicionei o atributo bgcolor (que significa “background color”, ou cor de fundo) para indicarmos que queremos que a página fique com uma cor azul em seu plano de fundo.

Exemplo:

< html >
< body bgcolor="blue" >
Coluna Elementos e Atributos.
< b >Este texto está em negrito< /b >
< /body >
< /html >


Vamos considerar agora a tag < table >, que define um elemento de uma tabela. Ao juntarmos o atributo border (que significa borda) com o valor apresentado a seguir, estamos dizendo ao navegador para não colocar as bordas da tabela ( < table border="0" > indica uma espessura nula para a linha de contorno da tabela):

Exemplo:

< html >
< body >
< table border="0" >
< tr >
< td >
Elementos e Atributos.
< /td >
< /tr >
< /table >
< /body >
< /html >


Já no exemplo abaixo estamos dizendo ao navegador para desenhar uma linha de contorno com espessura 2 ( border=”2″ )

Exemplo:

< html >
< body >
< table border="2" >
< tr >
< td >
Elementos e Atributos.
< /td >
< /tr >
< /table >
< /body >
< /html >


Os atributos sempre entram em pares nome/valor (name/value), assim:

Exemplo:

name=”value”


Nota 1: Os atributos só podem aparecer nas tags de início. É proibido colocar atributos nas tags de fechamento.

Nota 2: Para garantir a compatibilidade com a linguagem XHTML, utilize letras minúsculas para escrever o nome dos atributos, e sempre coloque os valores entre aspas.

Até mais.

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários