Diferenças entre HTML e XML

Embora saibamos de sobra que são diferentes, os que conhecem HTML podem encontrar aqui umas referências para conhecer melhor XML.

Por | @oficinadanet Programação
Para os que conhecem também a linguagem HTML, que esperamos que sejam muitos, compilamos aqui uma série de diferenças entre HTML e XML que servem de amostra para ver até onde chegam estas duas linguagens.

O HTML se preocupa em formatar dados e para isso são as etiquetas que tem a linguagem, para formatar a informação que se deseja mostrar.

O XML se preocupa em estruturar a informação que pretende armazenar. A estrutura, a marca, a lógica própria da informação.

O desenvolvimento do HTML esteve marcando a concorrência entre os distintos visores do mercado. Cada um queria ser o melhor e inventava etiquetas novas que a longo prazo, entravam para fazer parte do padrão do W3C, como a etiqueta .

O desenvolvimento do XML está sendo realizado com rigor, sempre ajustado ao que marca o padrão que desenvolve o W3C, entidade que está desenvolvendo o XML com mais diligência que as empresas com interesse particulares.

Processar a informação em HTML é inviável, por estar misturada com os estilos e as etiquetas que formatam a informação.

Em XML pode-se processar a informação com muita facilidade, porque tudo está ordenado de uma maneira lógica, assim mesmo a formatação da informação para que se possa entender bem pelo usuário é viável através de um pequeno processamento, através de folhas de estilos ou similares.


Informe de Miguel Angel Alvarez

Mais sobre:
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários