Incluir uma imagem na sua página é bem simples. Só se exige apenas que você tenha disponível a imagem que será exibida , e que ela esteja em um dos formatos aceitos pelo browser. O formato mais usado e aceito pela WEB é o formato GIF . Esse formato , é uma abreviação de Graphics Interchange Format e pode ser usado em diferentes plataformas de hardware , tais como o PC e o Machintosh . Se comparado com o formato padrão do Windows ( BMP – Bitmaps , também aceito pelos browsers ) , ele gera arquivos de tamanho bem menor.

Outro formato bastante usado na WEB ó o JPEG ( Joint Photographic Engineering Group ). Ele consegue reduzir o tamanho de uma imagem em até dez vezes.

Tag:

O TAG HTML usado para inserir uma imagem na posição atual onde ele é especificado é o IMG SRC.

 ou 



Se não for especificado uma URL , o browser procura a imagem no diretório atual. Caso a imagem esteja em um diretório diferente ao do documento, é necessário indicar o diretório. Onde ela se encontra , através de "../nome_ do _ diretório".

Por exemplo:

Se minha figura chamada "festa.gif" estiver em um diretório(pasta) chamado "imagens", devemos proceder com:




Indicando assim que a figura está na Raiz ("../") no diretório figuras ("../figuras/"). Pode-se também, mas não é aconselhável , utilizar o padrão DOS , por exemplo :




Podendo alinhar a imagem para um determinado ponto da tela, como por exemplo deixando o texto pelo fundo da imagem. Veja os exemplos:

Alinha a imagem por cima do texto;


Alinha a imagem pelo meio do texto ;


Alinha a imagem pelo fundo do texto;


   Alinha a imagem à esquerda da página;


  Alinha a imagem à direita da página.


Além do complemento ALIGN , também podemos usar o complemento ALT , que cria uma espécie de HINT, isto é , um pequeno texto explicativo que aparece abaixo da seta do mouse quando este pára por sobre a figura. Exemplo:

imagem



Autor: Eri
Contato: compaq_turbo@hotmail.com
Blog: Portifolio