Use os validadores do ASP.NET

Além de facilitar a vida do usuário, que não precisará enviar toda a página para a verificação dos dados, os validadores do ASP.NET facilitam também a nossa vida. Essa forma nos assegura que os dados chegarão no formato correto, com valores aceitáveis e (o melhor dessa história) não precisaremos programar em JavaScript!

Use os validadores do ASP.NET
Quem programa ou já programou para web sabe que todos os formulários precisam ser validados antes de serem enviados para o processamento final, pois eles podem conter dados em formato inexperado.

Em outras linguagens temos que fazer o trabalho chato (insuportável) de criar os códigos JavaScript para que esses dados sejam testados ainda no cliente, evitando que o usuário precise submeter os dados para serem avaliados no servidor. Já no ASP.NET esse trabalho nos é poupado, assim como todo o trabalho 'mecânico' que além de ser óbvio é repetitivo.

Então vamos começar para ver o quanto é fácil.

1. Crie um formulário simples, com os campos básicos: nome, email, idade


2. Abra o painel o Tollbox e clique na aba "Validation" e arraste para o lado de cada textbox um componente RequirideFieldValidator:

Nas propriedades de cada RequirideFieldValidator existe o atributo "ControlToValidate" (seta vermelha na miagem a seguir), onde você irá indicar qual é o controle que será avaliado por aquele RequirideFieldValidator.

3. Agora, ao lado do textbox do email, coloque um outro Validator, chamado RegularExpressionValidator. Nas sua propriedades coloque o ControlToValidade apontando para a textbox do e-mail e o atributo "ValidationExpression" (seta azul na imagem a seguir) escolha a opção "Internet email address" (seta verde na imagem a seguir).

Esse componente irá usar uma expresão regular para verificar se o e-mail digitado está no padrão correto de endereços de e-mails, mas ele não irá verificar se o endereço existe! Caso o usuário invente um endereço que esteja no padrão correto ele irá aceitar.

4. Por fim, agora adicione outro componente RegularExpressionValidator, dessa vez ao lado da textbox da idade. Nas suas propriedades coloque o ControlToValidade apontando para a textbox da idade e o atributo "ValidationExpression" escolha a primeira opção (Custom) e digite apenas d. Caso não saiba o que essa d significa, dê uma estudada em Expressões Regulares, é um artifício muito útil!

5.Por fim, em cada textbox e no botão que irá submeter o form, coloque o atributo "ValidationGroup" com o mesmo nome, isso serve para indicar que aquele botão fará a validação apenas dos campos do mesmo ValidationGroup. Nesse exemplo esse atributo não é necessário, pois só temos um formulário sendo submetido. Mas caso você vá utilizar vários forms, com botões de submit diferentes, não esqueça de definir os Validations Groups, senão cada botão tentará validar todos os campos da página.

Muito simples, não?

Abraços.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Instalei a GCAM no Poco M3 E FICOU INCRÍVEL
Smartphones

Instalei a GCAM no Poco M3 E FICOU INCRÍVEL

Mais um smartphone que passa aqui pela redação do Oficina da Net e que instalamos a Gcam para ver se o resultado das fotos ficam maximizados com a ajuda do app do Google. Será que funcionou?

Como criar fontes TTF utilizando o CorelDraw - Parte 01
Softwares

Como criar fontes TTF utilizando o CorelDraw - Parte 01

Aprenderemos a criar nossas próprias fontes True Type Font (TTF), conhecidas como “fontes verdadeiras”, faremos isso no CorelDraw, pois nos permite utilizar imagens variadas, como gravuras de livros e desenhos que podem ser scaneados ou vetores do próprio Corel.

UPLOAD com AJAX é possível?
Programação

UPLOAD com AJAX é possível?

Não considere isso um artigo, isso é um desafio. Eu desafio a alguém apresentar uma maneira de fazer upload de arquivos com AJAX! Mas apenas AJAX! Isso é mesmo possível? Por que não seria? O Gmail faz isso? Quem disse que faz? Nesse desafio eu vou tentar mostrar por que não é possível (com os navegadores de hoje) e quais são as artimanhas criadas para dar a ilusão que isso é possível...

Notícias atualizadas em seu Site
Programação

Notícias atualizadas em seu Site

Inserindo notícias atualizadas em seu site buscando as informações através de um XML específico podendo definir a quantidade que irá aparecer.

Gerar Planilha Excel
Programação

Gerar Planilha Excel

Gerando planilha excel com data e nome pré-estabelecido de forma rápida e eficiente.

TAG EMBED - Colocando Vídeo em Site
Programação

TAG EMBED - Colocando Vídeo em Site

Saiba colocar um vídeo em site utilizando a tag EMBED. Não pense que colocar um vídeo em um site é um bicho-de-sete-cabeças, mas sim muito mais fácil do que você imagina.