Use os validadores do ASP.NET

Além de facilitar a vida do usuário, que não precisará enviar toda a página para a verificação dos dados, os validadores do ASP.NET facilitam também a nossa vida. Essa forma nos assegura que os dados chegarão no formato correto, com valores aceitáveis e (o melhor dessa história) não precisaremos programar em JavaScript!

Por | @oficinadanet Programação
Quem programa ou já programou para web sabe que todos os formulários precisam ser validados antes de serem enviados para o processamento final, pois eles podem conter dados em formato inexperado.

Em outras linguagens temos que fazer o trabalho chato (insuportável) de criar os códigos JavaScript para que esses dados sejam testados ainda no cliente, evitando que o usuário precise submeter os dados para serem avaliados no servidor. Já no ASP.NET esse trabalho nos é poupado, assim como todo o trabalho 'mecânico' que além de ser óbvio é repetitivo.

Então vamos começar para ver o quanto é fácil.

1. Crie um formulário simples, com os campos básicos: nome, email, idade
Use os validadores do ASP.NET

2. Abra o painel o Tollbox e clique na aba "Validation" e arraste para o lado de cada textbox um componente RequirideFieldValidator:
Use os validadores do ASP.NET
Nas propriedades de cada RequirideFieldValidator existe o atributo "ControlToValidate" (seta vermelha na miagem a seguir), onde você irá indicar qual é o controle que será avaliado por aquele RequirideFieldValidator.

3. Agora, ao lado do textbox do email, coloque um outro Validator, chamado RegularExpressionValidator. Nas sua propriedades coloque o ControlToValidade apontando para a textbox do e-mail e o atributo "ValidationExpression" (seta azul na imagem a seguir) escolha a opção "Internet email address" (seta verde na imagem a seguir).
Use os validadores do ASP.NET
Esse componente irá usar uma expresão regular para verificar se o e-mail digitado está no padrão correto de endereços de e-mails, mas ele não irá verificar se o endereço existe! Caso o usuário invente um endereço que esteja no padrão correto ele irá aceitar.

4. Por fim, agora adicione outro componente RegularExpressionValidator, dessa vez ao lado da textbox da idade. Nas suas propriedades coloque o ControlToValidade apontando para a textbox da idade e o atributo "ValidationExpression" escolha a primeira opção (Custom) e digite apenas d. Caso não saiba o que essa d significa, dê uma estudada em Expressões Regulares, é um artifício muito útil!

5.Por fim, em cada textbox e no botão que irá submeter o form, coloque o atributo "ValidationGroup" com o mesmo nome, isso serve para indicar que aquele botão fará a validação apenas dos campos do mesmo ValidationGroup. Nesse exemplo esse atributo não é necessário, pois só temos um formulário sendo submetido. Mas caso você vá utilizar vários forms, com botões de submit diferentes, não esqueça de definir os Validations Groups, senão cada botão tentará validar todos os campos da página.

Muito simples, não?

Abraços.

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo